Por que liberar a venda de terras para estrangeiros?

Estrangeiros não podem comprar terras no Brasil. Mas isso pode mudar. O sinal foi dado pelo novo ministro da Agricultura: Blairo Maggi se diz favorável a uma mudança na legislação que permita a compra de terras no Brasil por quem nasceu em outras bandas.

A ideia é boa. A proibição do acesso de estrangeiros à posse da terras inviabiliza o financiamento à agricultura por bancos estrangeiros.



— Como é que é?

Em geral, só é atraente para qualquer banco conceder crédito rural se for dada garantia física. Neste caso, por exemplo, a própria terra do agricultor. Caso ele fuja com o dinheiro ou então não consiga pagar o que deve, o banco toma a propriedade como forma de ressarcimento.

Pela lei brasileira, bancos estrangeiros não podem tomar posse da propriedade de um fazendeiro que não honrou compromissos. Sem essa garantia, esses bancos estrangeiros não querem conceder linhas de crédito.

— Mas se vendermos nossas terras vamos vender o Brasil?

Não, de jeito nenhum.

Se um estrangeiro compra porções de terras no Brasil, essa área continua pertencendo ao território nacional. Portanto, submissa às leis brasileiras, aos nossos impostos e às nossas restrições ambientais e de uso da terra.

Tags do post:

Investimento

BLOG

Faça nosso teste e saiba como está sua saúde financeira!

QUERO FAZER O TESTE

Realização

Bei editora

Apoio

CP+B
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações clique aqui.