Uma plataforma que vai te ajudar a entender um pouco mais de economia.

Todos nós pensamos conhecer o Brasil. Ou, ao menos, aquele pedaço que podemos ver no dia a dia: nossos vizinhos, amigos, parentes e colegas de profissão e o universo de indivíduos com quem estamos conectados pelas redes sociais. Também lemos nos jornais sobre números que dizem respeito ao nosso país todo, como a inflação, o desemprego e o crescimento da economia.

brazil nasa

Entretanto, num país tão extenso e diverso como o nosso (repare na imensidão exibida nesta foto da Nasa), apesar de tanta informação, o conhecimento parece condenado a ser bem superficial.

Não poderíamos responder a cada uma dessas perguntas sem consultar dados oficiais.

Nesta série Conhecendo o Brasil vamos responder a algumas dessas perguntas, usando dados disponíveis para o público, mas que requerem o processamento de um economista ou outro cientista social. Até mais!

Por que não conhecemos o Brasil?

Todos nós pensamos conhecer o Brasil. Ou, ao menos, aquele pedaço que podemos ver no dia a dia: nossos vizinhos, amigos, parentes e colegas de profissão e o universo de indivíduos com quem estamos conectados pelas redes sociais. Também lemos nos jornais sobre números que dizem respeito ao nosso país todo, como a inflação, o desemprego e o crescimento da economia. brazil nasa

Entretanto, num país tão extenso e diverso como o nosso (repare na imensidão exibida nesta foto da Nasa), apesar de tanta informação, o conhecimento parece condenado a ser bem superficial.

Qual a diferença de renda entre advogados de São Paulo e Manaus? Qual estado tem menores diferenças de salários por gênero? Qual a cidade com mais trabalhadores que foram à universidade? Quem são os imigrantes no Brasil? Não poderíamos responder a cada uma dessas perguntas sem consultar dados oficiais. Nesta série Conhecendo o Brasil vamos responder a algumas dessas perguntas, usando dados disponíveis para o público, mas que requerem o processamento de um economista ou outro cientista social. Até mais!

Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?clique aqui e assine a nossa Newsletter.

Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Curta as nossas fotos no Instagram!

O que você achou desse texto?

*Não é necessário cadastro.

Avaliação de quem leu:

Avalie esse texto Não é necessário cadastro

A plataforma Por Quê?Economês em bom português nasceu em 2015, com o objetivo de explicar conceitos básicos de economia e tornar o noticiário econômico acessível ao público não especializado. Acreditamos que o raciocínio econômico é essencial para a compreensão da realidade que nos cerca.

Iniciativa

Bei editora
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações veja nossa Política de Privacidade.