Uma plataforma que vai te ajudar a entender um pouco mais de economia.

Minha gente, a imprensa tem dito que a diretoria da Petrobras está disposta a reduzir o preço de gasolina e diesel nos próximos dias. A decisão, dizem, tem sido vigorosamente oposta pelo Conselho de Administração da empresa.

Esse debate traz à nossa memória o grande erro de política econômica ocorrido nos anos anteriores a 2014, né?

Relembremos: o preço da gasolina foi mantido, por decisão de política econômica, abaixo dos preços internacionais.

Resultado: a Petrobras sofreu perdas e viu sua dívida crescer e crescer e crescer.

O consumidor brasileiro pôde até se sentir brevemente um pouco melhor, até que... Até que a corda apertou no pescoço da Petrobras. Aí não restou solução, senão a empresa corrigir seus preços para cima, depois das eleições de 2014.

Como, no passado, a gasolina barata deteriorou as finanças da Petrobras, a gasolina cara, no presente, ajuda a recompor prejuízos.

Melhor seria se nós não tivéssemos ingerência política no preço dos combustíveis. Mas isso é para um futuro em que estejamos mais perto de um país avançado e mais longe dos populismos.


OUÇA TAMBÉM [audio wav="https://site-porque.s3.amazonaws.com/Por-que-a-lei-está-contra-a-Petrobras-2.wav"][/audio]  

Por que não fazer política com preço de gasolina?

Minha gente, a imprensa tem dito que a diretoria da Petrobras está disposta a reduzir o preço de gasolina e diesel nos próximos dias. A decisão, dizem, tem sido vigorosamente oposta pelo Conselho de Administração da empresa. Esse debate traz à nossa memória o grande erro de política econômica ocorrido nos anos anteriores a 2014, né? Relembremos: o preço da gasolina foi mantido, por decisão de política econômica, abaixo dos preços internacionais. Resultado: a Petrobras sofreu perdas e viu sua dívida crescer e crescer e crescer. O consumidor brasileiro pôde até se sentir brevemente um pouco melhor, até que... Até que a corda apertou no pescoço da Petrobras. Aí não restou solução, senão a empresa corrigir seus preços para cima, depois das eleições de 2014. Como, no passado, a gasolina barata deteriorou as finanças da Petrobras, a gasolina cara, no presente, ajuda a recompor prejuízos. Melhor seria se nós não tivéssemos ingerência política no preço dos combustíveis. Mas isso é para um futuro em que estejamos mais perto de um país avançado e mais longe dos populismos. OUÇA TAMBÉM [audio wav="https://site-porque.s3.amazonaws.com/Por-que-a-lei-está-contra-a-Petrobras-2.wav"][/audio]  
Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?clique aqui e assine a nossa Newsletter.

Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Curta as nossas fotos no Instagram!

O que você achou desse texto?

*Não é necessário cadastro.

Avaliação de quem leu:

Avalie esse texto Não é necessário cadastro

A plataforma Por Quê?Economês em bom português nasceu em 2015, com o objetivo de explicar conceitos básicos de economia e tornar o noticiário econômico acessível ao público não especializado. Acreditamos que o raciocínio econômico é essencial para a compreensão da realidade que nos cerca.

Iniciativa

Bei editora
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações veja nossa Política de Privacidade.