Por que Neymar ficou no PSG?

Neymar esperneou, mas não conseguiu se transferir para o Barcelona. Anunciou quepermanecerá no PSG.

Quando um jogador quer sair, é difícil para o clube mantê-lo – mesmo que ele tenha um contrato em vigência. Afinal, é melhor assegurar algum dinheiro com uma transferência do que ficar com um jogador desmotivado por mais uma temporada.

Por isso muitas vezes jogadores têm sucesso em suas tentativas de forçar a saída do clube e o término precoce do contrato. Só que isso não aconteceu com Neymar. OBarcelona ofereceu ao PSG dinheiro e jogadores de alto nível; até o jogador concordou em tirardinheiro do próprio bolso para facilitar a negociação. Mas não foi suficiente para convencer o clube francês.

É preciso lembrar que o PSG é controlado por uma organização ligada ao Catar – um pequeno país árabe, de renda elevada, rico em petróleo e gás natural . Ou seja, seus proprietários são muito (mas muito) ricos. Como consequência, podem jogar duro em uma negociação. Na terminologia do economista, têm um baita poder de barganha.

Para entender essa ideia, suponha que você precise de dinheiro imediatamente e decida vender seu carro. Por conta dessa situação, seu poder de barganha em uma venda é baixo – você está disposto a aceitar um desconto grande no valor só para ter o dinheiro rápido.

Por outro lado, se não precisa tanto do dinheiro assim, você pode esperar mais, buscar ofertas de outros interessados. No limite, se não aparecer nada tão bom, pode até decidir ficar com o veículo.

Aplique agora essa analogia para o caso de Neymar. Como os donos do PSG são absurdamente ricos, a perda decorrente de manter o jogador (mesmo insatisfeito) não os machuca tanto assim. Podem pedir muita grana para concordar com a transferência. No fim, as ofertas do Barcelona não foram suficientes. E Neymar teve que ficar.

A postura dura do PSG tem ainda outro benefício para o clube. Manda uma mensagem para outros jogadores que, no futuro, desejem forçar a saída antes do final do contrato: não terão vida fácil. Isso tende a diminuir investidas nessa direção. 


Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?clique aqui e assine a nossa Newsletter.



Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Curta as nossas fotos no Instagram!



BLOG

Faça nosso teste e saiba como está sua saúde financeira!

QUERO FAZER O TESTE

Realização

Bei editora

Apoio

CP+B
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações clique aqui.