Uma plataforma que vai te ajudar a entender um pouco mais de economia.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) publicou a ata de sua última reunião, quando aumentou a taxa básica de juros ao ano (Selic) em 0,50 ponto percentual, para 14,25%.



No documento, a sinalização é de fim de ciclo, amigos e amigas. O Comitê acredita ter feito seu dever de casa, levando a Selic para um patamar condizente com a convergência do índice oficial de inflação (IPCA) à sua meta de 4,5% em 2016.

Com a atividade econômica quase parando, o temido dragão da inflação estaria murchando e, tão logo, seria apenas uma lagartixa de parede.

Vamos apagar a luz e dormir sossegados?

juros copom

Os modelos do BC, apesar do discurso oficial, ainda mostram inflação ligeiramente acima da tal meta – e abaixo das projeções do mercado, de 5,40% de inflação ao ano em 2016. Pior, meus caros, ainda usam uma hipótese para o dólar que é mais fraca que o nível atual de 3,50 reais. Nessa toada, é bem razoável concluir que a projeção da autoridade monetária para o próximo ano seja otimista por demais.

A lagartixazinha de parede está mais para jacaré... E eu vou dormir de sapato.

(Oremos todos antes de ir deitar, certo?)

+ LEIA MAIS TEXTOS DO AUTOR 

 

Por que o Banco Central está tão otimista?

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) publicou a ata de sua última reunião, quando aumentou a taxa básica de juros ao ano (Selic) em 0,50 ponto percentual, para 14,25%. No documento, a sinalização é de fim de ciclo, amigos e amigas. O Comitê acredita ter feito seu dever de casa, levando a Selic para um patamar condizente com a convergência do índice oficial de inflação (IPCA) à sua meta de 4,5% em 2016. Com a atividade econômica quase parando, o temido dragão da inflação estaria murchando e, tão logo, seria apenas uma lagartixa de parede. Vamos apagar a luz e dormir sossegados? juros copom Os modelos do BC, apesar do discurso oficial, ainda mostram inflação ligeiramente acima da tal meta – e abaixo das projeções do mercado, de 5,40% de inflação ao ano em 2016. Pior, meus caros, ainda usam uma hipótese para o dólar que é mais fraca que o nível atual de 3,50 reais. Nessa toada, é bem razoável concluir que a projeção da autoridade monetária para o próximo ano seja otimista por demais. A lagartixazinha de parede está mais para jacaré... E eu vou dormir de sapato. (Oremos todos antes de ir deitar, certo?) + LEIA MAIS TEXTOS DO AUTOR   
Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?clique aqui e assine a nossa Newsletter.

Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Curta as nossas fotos no Instagram!

O que você achou desse texto?

*Não é necessário cadastro.

Avaliação de quem leu:

Avalie esse texto Não é necessário cadastro

A plataforma Por Quê?Economês em bom português nasceu em 2015, com o objetivo de explicar conceitos básicos de economia e tornar o noticiário econômico acessível ao público não especializado. Acreditamos que o raciocínio econômico é essencial para a compreensão da realidade que nos cerca.

Iniciativa

Bei editora
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações veja nossa Política de Privacidade.