Por que o BC resolveu vender dólares?

O dólar fechou sexta-feira, 4 de setembro, vendido por mais de R$ 3,85 aqui no Brasil. Na tentativa de segurar a disparada da cotação da moeda americana, o Banco Central (BC) decidiu reagir. Terça, 8, abriu o dia vendendo dólares. É o que economistas chamam de intervenção cambial.

Isso ocorre por vários motivos, que se relacionam às diferentes responsabilidades do BC.

O mandato primordial do BC do Brasil é atingir a meta de inflação. A taxa de câmbio é um importante determinante da taxa de inflação. Quando o dólar se encarece, o preço dos produtos importados ou que podem ser exportados tende a aumentar também - entenda mais sobre esse mecanismo no vídeo da TV do PQ?.



Quando o BC vende dólares de suas reservas, como agora, aumenta a oferta dessa moeda. Teoricamente, cria uma pressão para que ela fique mais barata. Mas, na prática, não funciona sempre. As quantias que o BC compra ou vende às vezes são pequenas demais para afetar o mercado cambial.

A autoridade monetária (outro nome dado ao Banco Central), no entanto, tem outro mandato importante: a estabilidade do setor financeiroPara isso, o BC supervisiona e regula os bancos (por exemplo, impondo limites no risco que assumem). Dentro de seu mandato de estabilidade do setor financeiro, deve ser garantido o funcionamento do mercado de câmbio.

Ou seja, o BC deve evitar que este mercado se torne muito desequilibrado.

Como assim?

Um mercado em que todos querem comprar dólares  e ninguém quer vender (ou vice-versa) pode se tornar ilíquido quando alguém quer comprar ou vender, mas não encontra vendedores ou compradores. Nesse cenário de falta de liquidez, movimentos de preços podem se tornar bruscos demais e desestabilizar firmas e bancos. Assim, o BC também compra ou vende dólares para garantir que o mercado cambial se mantenha equilibrado.

BLOG

Faça nosso teste e saiba como está sua saúde financeira!

QUERO FAZER O TESTE

Realização

Bei editora

Apoio

CP+B
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações clique aqui.