Uma plataforma que vai te ajudar a entender um pouco mais de economia.

Por que o bitcoin é uma bolha? 

Quando compramos a ação de uma firma, estamos adquirindo uma parcela de seu patrimônio líquido e lucros futuros. Ainda que a ação seja apenas um registro digital sem existência física, ela tem um valor intrínseco.

Assim como as ações, um título de propriedade de terra, um título de dívida pública e um automóvel têm valor intrínseco.

Não podemos dizer o mesmo sobre o bitcoin - clique aqui para ler como funcionamento esse mercado.

Uma unidade de bitcoin tem valor apenas porque alguém acredita que tem valor. E os detentores de bitcoins acreditam que vão encontrar logo à frente outras pessoas que vão acreditar no valor do bitcoin.

Ou seja, o bitcoin não tem valor intrínseco, mas tem oferta limitada. À medida que desperta o interesse de compradores especulativos que acreditam que podem lucrar vendendo-o à frente, seu preço aumenta. Enquanto mais compradores continuarem aparecendo, o preço vai aumentar e os compradores iniciais vão lucrar (se venderem seus bitcoins). Enquanto o preço estiver subindo, compradores novos aparecerão, motivados pelos lucros auferidos pelos compradores iniciais.

Essa é a lógica das bolhas. O preço do ativo-bolha aumenta, atrai novos investidores, aumenta mais ainda até que... Até que a ficha cai ou algum evento ocorre, afetando a psicologia dos participantes dos mercados. E aí descobrimos que o ativo-bolha não vale nada (ou vale bem menos do que esperávamos).

Isso significa que o preço do bitcoin vai colapsar amanhã ou ano que vem?

Não! Uma das características de bolhas é que não podemos prever quando vão explodir.

Mas que o bitcoin vai colapsar, pode crer que vai.

Se você comprou bitcoins, pode ainda fazer lucros fantásticos.

Ou perder tudo.

 

Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?, clique aqui e assine a nossa Newsletter.

Siga a gente no Facebook e Twitter! Inscreva-se no nosso canal no YouTube! E curta as nossas fotos no Instagram :)

Por que o bitcoin é uma bolha?

Por que o bitcoin é uma bolha? Quando compramos a ação de uma firma, estamos adquirindo uma parcela de seu patrimônio líquido e lucros futuros. Ainda que a ação seja apenas um registro digital sem existência física, ela tem um valor intrínseco. Assim como as ações, um título de propriedade de terra, um título de dívida pública e um automóvel têm valor intrínseco. Não podemos dizer o mesmo sobre o bitcoin - clique aqui para ler como funcionamento esse mercado. Uma unidade de bitcoin tem valor apenas porque alguém acredita que tem valor. E os detentores de bitcoins acreditam que vão encontrar logo à frente outras pessoas que vão acreditar no valor do bitcoin. Ou seja, o bitcoin não tem valor intrínseco, mas tem oferta limitada. À medida que desperta o interesse de compradores especulativos que acreditam que podem lucrar vendendo-o à frente, seu preço aumenta. Enquanto mais compradores continuarem aparecendo, o preço vai aumentar e os compradores iniciais vão lucrar (se venderem seus bitcoins). Enquanto o preço estiver subindo, compradores novos aparecerão, motivados pelos lucros auferidos pelos compradores iniciais. Essa é a lógica das bolhas. O preço do ativo-bolha aumenta, atrai novos investidores, aumenta mais ainda até que... Até que a ficha cai ou algum evento ocorre, afetando a psicologia dos participantes dos mercados. E aí descobrimos que o ativo-bolha não vale nada (ou vale bem menos do que esperávamos). Isso significa que o preço do bitcoin vai colapsar amanhã ou ano que vem? Não! Uma das características de bolhas é que não podemos prever quando vão explodir. Mas que o bitcoin vai colapsar, pode crer que vai. Se você comprou bitcoins, pode ainda fazer lucros fantásticos. Ou perder tudo.   Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?, clique aqui e assine a nossa Newsletter.
Siga a gente no Facebook e Twitter! Inscreva-se no nosso canal no YouTube! E curta as nossas fotos no Instagram :)


Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?clique aqui e assine a nossa Newsletter.

Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Curta as nossas fotos no Instagram!

O que você achou desse texto?

*Não é necessário cadastro.

Avaliação de quem leu:

Avalie esse texto Não é necessário cadastro

A plataforma Por Quê?Economês em bom português nasceu em 2015, com o objetivo de explicar conceitos básicos de economia e tornar o noticiário econômico acessível ao público não especializado. Acreditamos que o raciocínio econômico é essencial para a compreensão da realidade que nos cerca.

Iniciativa

Bei editora
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações veja nossa Política de Privacidade.