Uma plataforma que vai te ajudar a entender um pouco mais de economia.

As agências de crédito distribuem para os países e empresas notas sobre sua capacidade de repagar suas dívidas. Uma nota alta é o grau de investimento, que o Brasil alcançou alguns anos atrás durante o auge dos anos dourados do boom das commodities. Abaixo do grau de investimento está o grau especulativo ou pejorativamente, junk em inglês (lixo, em português).

Hoje uma das agências de crédito está próxima de rebaixar o Brasil para junk. Essa ação teria consequências funestas para o país, pois aumentaria os juros cobrados tanto do governo brasileiro quanto de nossas empresas.

Isso ocorre porque nós gastamos mais do que o indicado durante os anos bons, e ainda mais no ano passado. Pior ainda: tentamos esconder os gastos debaixo do tapete com as chamadas pedaladas fiscais (tentativas de maquiar os números das contas públicas). Quando isso tudo ocorre, a dívida pública aumenta e, com ela, os riscos de o país não honrar seus compromissos.

Portanto, faz-se necessário que as contas públicas sejam ajustadas.

LEIA MAIS TEXTOS DESTE AUTOR 

POR QUE TEMOS A MAIOR INFLAÇÃO DESDE 2003?

 

Por que o Brasil pode ser rebaixado pelas agências?

As agências de crédito distribuem para os países e empresas notas sobre sua capacidade de repagar suas dívidas. Uma nota alta é o grau de investimento, que o Brasil alcançou alguns anos atrás durante o auge dos anos dourados do boom das commodities. Abaixo do grau de investimento está o grau especulativo ou pejorativamente, junk em inglês (lixo, em português). Hoje uma das agências de crédito está próxima de rebaixar o Brasil para junk. Essa ação teria consequências funestas para o país, pois aumentaria os juros cobrados tanto do governo brasileiro quanto de nossas empresas. Isso ocorre porque nós gastamos mais do que o indicado durante os anos bons, e ainda mais no ano passado. Pior ainda: tentamos esconder os gastos debaixo do tapete com as chamadas pedaladas fiscais (tentativas de maquiar os números das contas públicas). Quando isso tudo ocorre, a dívida pública aumenta e, com ela, os riscos de o país não honrar seus compromissos. Portanto, faz-se necessário que as contas públicas sejam ajustadas. LEIA MAIS TEXTOS DESTE AUTOR  POR QUE TEMOS A MAIOR INFLAÇÃO DESDE 2003?  
Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?clique aqui e assine a nossa Newsletter.

Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Curta as nossas fotos no Instagram!

O que você achou desse texto?

*Não é necessário cadastro.

Avaliação de quem leu:

Avalie esse texto Não é necessário cadastro

A plataforma Por Quê?Economês em bom português nasceu em 2015, com o objetivo de explicar conceitos básicos de economia e tornar o noticiário econômico acessível ao público não especializado. Acreditamos que o raciocínio econômico é essencial para a compreensão da realidade que nos cerca.

Iniciativa

Bei editora
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações veja nossa Política de Privacidade.