O Brasil, assim como outros países em desenvolvimento, tem passado por rápida redução da fecundidade. Ou seja, mulheres brasileiras têm cada vez menos filhos.

As consequências disso para políticas sociais e para o seu bolso são importantes.



Primeiro, durante todo o século passado, a oferta de serviços oferecidos para a criançada esteve correndo atrás da demanda: mais escolas tinham de ser construídas para um número crescente de crianças.

Isto não se passa mais.

A população formada por crianças em algumas regiões do país está encolhendo. No futuro, vamos ouvir falar mais sobre o fechamento de escolas.

O segundo e mais grave efeito sobre a economia brasileira: a redução da fecundidade prejudica seriamente a capacidade de financiamento da Previdência Social.

É a contribuição paga em impostos pelos trabalhadores que banca os benefícios de aposentados e pensionistas. Em uma sociedade com mais velhos e menos jovens, a responsabilidade de prover rendimento para os idosos cairá cada vez mais sobre menos ombros.

Com esse quadro, parece inescapável: idosos vão receber menos benefícios e jovens vão pagar mais impostos. Teremos de estender nossa juventude, trabalhando até idades mais avançadas.


VEJA MAIS

Por que o envelhecimento do Brasil pesa no seu bolso?

O Brasil, assim como outros países em desenvolvimento, tem passado por rápida redução da fecundidade. Ou seja, mulheres brasileiras têm cada vez menos filhos. As consequências disso para políticas sociais e para o seu bolso são importantes. Primeiro, durante todo o século passado, a oferta de serviços oferecidos para a criançada esteve correndo atrás da demanda: mais escolas tinham de ser construídas para um número crescente de crianças. Isto não se passa mais. A população formada por crianças em algumas regiões do país está encolhendo. No futuro, vamos ouvir falar mais sobre o fechamento de escolas. O segundo e mais grave efeito sobre a economia brasileira: a redução da fecundidade prejudica seriamente a capacidade de financiamento da Previdência Social. É a contribuição paga em impostos pelos trabalhadores que banca os benefícios de aposentados e pensionistas. Em uma sociedade com mais velhos e menos jovens, a responsabilidade de prover rendimento para os idosos cairá cada vez mais sobre menos ombros. Com esse quadro, parece inescapável: idosos vão receber menos benefícios e jovens vão pagar mais impostos. Teremos de estender nossa juventude, trabalhando até idades mais avançadas. VEJA MAIS
Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?clique aqui e assine a nossa Newsletter.

Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Curta as nossas fotos no Instagram!

O que você achou desse texto?

*Não é necessário cadastro.

Avaliação de quem leu:

Avalie esse texto Não é necessário cadastro

BLOG

Faça nosso teste e saiba como está sua saúde financeira!

QUERO FAZER O TESTE
Quão temporária será a subida da inflação global?

Quão temporária será a subida da inflação global?

O que um programa de governo precisa conter?

O que um programa de governo precisa conter?

Realização

Bei editora

Apoio

CP+B
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações veja nossa Política de Privacidade.