Uma plataforma que vai te ajudar a entender um pouco mais de economia.

Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) anunciou mais um aumento da taxa básica de juros ao ano, a Selic, de 13,75% para 14,25%. Economistas e participantes do mercado financeiro já esperavam por isso, mas não havia consenso se a alta seria de 0,25 ou, como ocorreu, 0,50 ponto porcentual.

Mais importante, o comunicado do Comitê indica que "a manutenção desse patamar da taxa básica de juros, por período suficientemente prolongado é condição necessária para trazer a inflação para a meta de 4,5% no fim de 2016".

juros vao parar de subir

Como devemos interpretar o comunicado?

Depois de passar o texto divulgado pelo BC no meu tradutor do Google, entendo que o Copom dá sinais de que o ciclo de elevação dos juros chegou ao fim e que eles devem se manter até o fim de 2015 neste patamar. Ou seja, ao que tudo indica, os juros vão parar de subir. O Copom, no entanto, deixa a porta aberta para mudar de ideia em caso de alterações no atual balanço de riscos.

Fazendo um esforço para usar a língua portuguesa: os juros ficam onde estão daqui para diante. Entretanto, se o dólar ficar ainda mais caro ou se a economia afundar ainda mais, o Copom pode reconsiderar sua decisão.

Vamos agora esperar pela ata da reunião para entender os meandros das justificativas do rumo tomado.

+ LEIA MAIS TEXTOS DESTE AUTOR 

+ POR QUE O DÓLAR ESTÁ CADA VEZ MAIS CARO? 

Por que os juros vão parar de subir?

Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) anunciou mais um aumento da taxa básica de juros ao ano, a Selic, de 13,75% para 14,25%. Economistas e participantes do mercado financeiro já esperavam por isso, mas não havia consenso se a alta seria de 0,25 ou, como ocorreu, 0,50 ponto porcentual. Mais importante, o comunicado do Comitê indica que "a manutenção desse patamar da taxa básica de juros, por período suficientemente prolongado é condição necessária para trazer a inflação para a meta de 4,5% no fim de 2016". juros vao parar de subir Como devemos interpretar o comunicado? Depois de passar o texto divulgado pelo BC no meu tradutor do Google, entendo que o Copom dá sinais de que o ciclo de elevação dos juros chegou ao fim e que eles devem se manter até o fim de 2015 neste patamar. Ou seja, ao que tudo indica, os juros vão parar de subir. O Copom, no entanto, deixa a porta aberta para mudar de ideia em caso de alterações no atual balanço de riscos. Fazendo um esforço para usar a língua portuguesa: os juros ficam onde estão daqui para diante. Entretanto, se o dólar ficar ainda mais caro ou se a economia afundar ainda mais, o Copom pode reconsiderar sua decisão. Vamos agora esperar pela ata da reunião para entender os meandros das justificativas do rumo tomado. + LEIA MAIS TEXTOS DESTE AUTOR  + POR QUE O DÓLAR ESTÁ CADA VEZ MAIS CARO? 
Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?clique aqui e assine a nossa Newsletter.

Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Curta as nossas fotos no Instagram!

O que você achou desse texto?

*Não é necessário cadastro.

Avaliação de quem leu:

Avalie esse texto Não é necessário cadastro

A plataforma Por Quê?Economês em bom português nasceu em 2015, com o objetivo de explicar conceitos básicos de economia e tornar o noticiário econômico acessível ao público não especializado. Acreditamos que o raciocínio econômico é essencial para a compreensão da realidade que nos cerca.

Iniciativa

Bei editora
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações veja nossa Política de Privacidade.