Quantas calorias tem um COE?

Um Certificado de Operação Estruturada (COE) é um produto financeiro estruturado que combina diversos ativos, como ações, cotas de fundos, opções e outros derivativos. Isto é, um COE é um pacotinho com um monte de ativos financeiros complexos – muitos deles negociados em balcão e cujo preço não se sabe ao certo qual é – que, se fossem vendidos individualmente, dificilmente algum investidor de varejo compraria. 

Apesar do conteúdo complexo, os COEs são um sucesso de vendas. O estoque atual de COEs já ultrapassou a marca dos 20 bilhões de reais.

Em um estudo recente, calculamos o retorno esperado de um número grande de COEs – essa informação é muito importante mas infelizmente nunca é divulgada. Descobrimos que a grande maioria dos COEs analisados apresentava um retorno esperado inferior ao que era possível obter com uma LTN no Tesouro Direto. O estudo pode ser baixado aqui. Isso não é bom. Um produto como um COE deve oferecer ao investidor um retorno esperado no mínimo superior ao ativo livre de risco.   

Os COEs não são uma invenção brasileira: eles são distribuídos nos Estados Unidos e na Europa há algum tempo. Em um influente artigo publicado no periódico de maior prestígio em economia, o Quarterly Jour-nal of Economics, Célérier e Vallée (2017) estudaram um grande número de produtos estruturados vendidos a pessoas físicas na Europa entre 2002 e 2010, e concluíram que quanto mais complexo o produto, pior era o retorno esperado para o investidor e maior o markup para o emissor. Além disso, os autores sugerem que a complexidade do produto era utilizada para tornar o produto aparentemente mais atrativo para o investidor desinformado.

Tanto no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa quanto em qualquer outro lugar, uma decisão bem informada requer informação! Quando compramos um alimento no supermercado, estamos acostumados a checar a tabela nutricional que está na embalagem. O mesmo deve ser feito com os COEs. Por isso, da próxima vez que oferecerem um COE a você, pergunte pelo retorno esperado do produto.

COLUNA PUBLICADA NA FOLHA DE SÃO PAULO

Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?clique aqui e assine a nossa Newsletter.



Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Curta as nossas fotos no Instagram!





BLOG

Faça nosso teste e saiba como está sua saúde financeira!

QUERO FAZER O TESTE
PIBão ou PIBinho?

PIBão ou PIBinho?

Realização

Bei editora

Apoio

CP+B
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações veja nossa Política de Privacidade.