Quem não diversifica se trumbica

Diversificar é a lei de ouro dos investimentos em ações, como bem nos ensinou o economista Prêmio Nobel Harry Markowitz há mais de 50 anos. Quem diversifica consegue o mesmo retorno esperado com menos risco! Quem não diversifica, então, não conhece nada de finanças.


Em geral, as pessoas que decidem investir por conta própria na Bolsa diversificam muito pouco. Em um artigo de 2008, William Goetzmann e Alok Kumar documentam que mais de 50% das pessoas têm três ou menos empresas diferentes em suas carteiras, 75% têm cinco ou menos e apenas 10% das pessoas têm mais do que dez. No entanto, a coisa é ainda pior do que esses números mostram à primeira vista. Além de escolherem poucas empresas, as pessoas tendem a escolher empresas com retornos muito correlacionados, que andam bastante juntas! Olhando para os dados que eu uso em minhas pesquisas com os investidores brasileiros, os resultados são muito parecidos. 


Ao investir na Bolsa ignorando a regra de ouro da diversificação, a pessoa acaba ficando com muita volatilidade para pouco retorno. Só investidores profissionais muitíssimo bem informados podem se dar ao luxo de, em momentos específicos – e olhe lá! –, abrir mão da diversificação. Não tem cabimento a pessoa achar que lá de sua casa, lendo notícias na internet, assistindo a vídeos no YouTube, fazendo algumas contas no Excel e seguindo recomendações de analistas focados no grande público, ela vai conseguir escolher aquelas poucas ações que vão bater o mercado.


Fonte

William Goetzmann e Alok Kumar. "Equity portfolio diversification", Review of Finance (https://academic.oup.com/rof/article-abstract/12/3/433/1598033), 2008.


Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?clique aqui e assine a nossa Newsletter.



Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Curta as nossas fotos no Instagram!





BLOG

Faça nosso teste e saiba como está sua saúde financeira!

QUERO FAZER O TESTE
Reservas x Palitos

Reservas x Palitos

Realização

Bei editora

Apoio

CP+B
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações clique aqui.