Quinze anos de comércio internacional | Gráfico da Semana

O comércio entre países vêm crescendo consistentemente desde o fim da Segunda Guerra Mundial. Reduções de barreiras alfandegárias, queda nos custos de transportes e comunicações e, mais recentemente, a entrada de gigantes como China e Índia nas trocas internacionais contribuíram para esse fenômeno. O gráfico a seguir mostra o volume de exportações globais de mercadorias desde o início de 2005. Os dados são trimestrais, e estão normalizados em 100 no primeiro trimestre de 2005.

Notamos a tendência forte de crescimento que mencionei também nesse período de 15 anos. Há, entretanto, dois episódios de queda significativa do comércio mundial. O primeiro ocorre entre 2008 e 2009 e coincide com a gigantesca crise financeira que se espalhou pelo mundo todo. Entre o primeiro trimestre de 2008 e o segundo trimestre de 2009, tivemos uma redução de 13,8%.

Outra queda brutal no comércio mundial aconteceu recentemente, com a pandemia do coronavírus. O volume de comércio de mercadorias no mundo já encolheu mais de 17% desde o final do ano passado até o segundo trimestre de 2020 (dado mais recente).     
 
Fonte dos dados
Índice de volume de exportações de bens mundiais, com ajuste sazonal. Organização Mundial do Comér-cio. WTO Database. Disponível em: https://data.wto.org/


Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?clique aqui e assine a nossa Newsletter.



Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Curta as nossas fotos no Instagram!





BLOG

Faça nosso teste e saiba como está sua saúde financeira!

QUERO FAZER O TESTE
Há perigo na esquina

Há perigo na esquina

Realização

Bei editora

Apoio

CP+B
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações clique aqui.