Retrospectiva 1871-2019

Nesta época, o que não faltam são retrospectivas.

No universo dos investimentos, os jornais especializados geralmente trazem uma lista dos melhores e piores investimentos do ano que passou.

Não vou fugir desse hábito jornalístico... Afinal, na falta de um bom modelo para retornos esperados, pode ser informativo olhar para o passado para entender o que pode acontecer no futuro.

No entanto, uma retrospectiva que olha apenas para o ano passado é insuficiente. Investimentos em Bolsa são muito voláteis, e olhar para o que aconteceu no ano passado para projetar o que vai acontecer no futuro não funciona bem.

Nesses casos, o correto é utilizar um longo horizonte de preços passados. No caso da Bolsa de Valores, o horizonte mais longo que temos disponível é o da Bolsa americana. Temos números confiáveis desde 1871, estão disponíveis no site do professor Robert Shiller.

Utilizando dados de 1871 até dezembro de 2019, vemos que a Bolsa americana costuma render 6,9% ao ano além da inflação. Isso significa que 1 dólar investido na bolsa pode ultrapassar os 28 dólares após 50 anos, e tudo isso já descontando a inflação. Um baita retorno!



Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?clique aqui e assine a nossa Newsletter.



Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Curta as nossas fotos no Instagram!





BLOG

Faça nosso teste e saiba como está sua saúde financeira!

QUERO FAZER O TESTE

Realização

Bei editora

Apoio

CP+B
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações clique aqui.