Seguros de carro e a Covid-19

Como uma seguradora precifica seguros de carro? Ela calcula a probabilidade de sinistros, que varia para diferentes perfis de motoristas e depois brinca com a lei dos grandes números. Se, por exemplo, ela tiver muitos clientes com probabilidade de perda total igual a 1% em um ano, ela vai saber que muito provavelmente terá um custo de 1% do total de valor segurado para esse grupo no ano. A partir daí, calcula o quanto tem que cobrar dos segurados para ter seu lucrozinho.

Há uns 3 meses as pessoas começaram a andar muito menos de carro, que têm morado muito mais na garagem de casa do que antes. Isso deve perdurar por alguns meses ainda. Assim, a probabilidade de sinistros naturalmente caiu bem para pessoas que estão contratando seus seguros agora. Os preços dos seguros caíram?

Aparentemente não. Este colunista acabou de cotar a renovação de seu seguro e, pasmem, o preço é o mesmo! Perguntei para várias pessoas e parece que é isso mesmo, as seguradoras estão se fingindo de mortas. Se a circulação de pessoas continuar reduzida por um bom tempo, como tudo leva a crer que vai, e os preços dos seguros de carro não caírem, a conclusão só pode ser uma: há pouca competição no mercado de seguros.


Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?clique aqui e assine a nossa Newsletter.



Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Curta as nossas fotos no Instagram!





BLOG

Faça nosso teste e saiba como está sua saúde financeira!

QUERO FAZER O TESTE

Realização

Bei editora

Apoio

CP+B
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações clique aqui.