Um trimestre duro | Gráfico da Semana

Para muitos países, o segundo semestre de 2020 foi provavelmente o período mais difícil da pandemia. Isso aparece claramente nos dados do PIB, que é o valor de tudo o que é produzido por um país em determinado período, e nos dá uma ideia de sua atividade econômica.

Na página da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), podemos encontrar informações comparáveis entre países – e em frequência trimestral. No caso, temos dados para os membros da instituição e países parceiros (que incluem o Brasil). No gráfico abaixo, mostramos a taxa de crescimento do PIB no segundo trimestre de 2020 em relação ao trimestre anterior, para 31 países.

Consideramos apenas países que tinham dados definitivos (não provisórios) para o período em questão. 

Notamos quedas substanciais para a grande maioria dos países considerados. Reino Unido e Índia, por exemplo, registraram reduções superiores 20%. O Brasil está bem próximo da média desses 31 países, com uma queda de 9,7% no período.

Fonte dos dados
PIB a preços constantes, dólares na paridade do poder de compra, com ajuste sazonal. Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). OECD National Accounts Statistics, Quarterly National Accounts. Disponível em: https://doi.org/10.1787/data-00017-en


Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?clique aqui e assine a nossa Newsletter.



Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Curta as nossas fotos no Instagram!





BLOG

Faça nosso teste e saiba como está sua saúde financeira!

QUERO FAZER O TESTE

Realização

Bei editora

Apoio

CP+B
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações clique aqui.