Uma plataforma que vai te ajudar a entender um pouco mais de economia.

Por que o sistema de repartição predomina entre os países?

Quando esses sistemas entraram em vigor, os países apresentavam uma população relativamente jovem, ou seja, muitos trabalhadores para poucos aposentados. Nessa situação, um sistema de repartição é politicamente muito atraente. Permite arrecadar muito (taxando os muitos trabalhadores) e gastar pouco (com os poucos aposentados).

Mas fazer a transição de um sistema de repartição para um de capitalização é extremamente custoso. Se hoje o governo decide mudar de sistema, ele deixa de arrecadar para fazer transferências. Passa a colocar o dinheiro nas contas individuais. Mas há uma geração que contribuiu no sistema antigo e que ainda precisa receber sua aposentadoria. E o governo tem que arcar com esses benefícios, mas não conta mais com a arrecadação vinda da taxação sobre os trabalhadores.

O que você achou desse texto?

*Não é necessário cadastro.

Avaliação de quem leu:

A plataforma Por Quê?Economês em bom português nasceu em 2015, com o objetivo de explicar conceitos básicos de economia e tornar o noticiário econômico acessível ao público não especializado. Acreditamos que o raciocínio econômico é essencial para a compreensão da realidade que nos cerca.

Iniciativa

Bei editora
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações veja nossa Política de Privacidade.