A crise do apagão de 2001

O Brasil está à beira de uma crise hídrica. Quem é mais velho não consegue evitar a lembrança do início dos anos 2000, quando tivemos a tal “crise do apagão”. Em várias partes do país, consumidores precisaram reduzir em 20% seu gasto. Quem estourasse a cota estava sujeito a punições. Havia também bônus concedidos a consumidores que conseguissem economizar.

O episódio durou alguns meses entre 2001 e 2002, mas teve impactos de longo prazo sobre o comportamento dos consumidores. Este efeito é documentado pelo artigo acadêmico de Francisco Costa e François Gerard. Os autores usam o fato de que a região Sul não foi submetida à política de racionamento. 

Assim, comparam o consumo de energia nas regiões Sudeste e Centro-Oeste (afetadas pelo racionamento) com a região Sul (não afetada). Notam que o consumo cai muito durante a crise, como esperado. Mas depois de mais de uma década, já nos anos 2010, ainda encontram diferenças entre as regiões. Nesse período, o consumo cresceu significativamente menos no Sudeste/Centro-Oeste que no Sul.
Leia mais aqui e aqui.  


Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?clique aqui e assine a nossa Newsletter.



Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Curta as nossas fotos no Instagram!





BLOG

Faça nosso teste e saiba como está sua saúde financeira!

QUERO FAZER O TESTE
PIBão ou PIBinho?

PIBão ou PIBinho?

Realização

Bei editora

Apoio

CP+B
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações veja nossa Política de Privacidade.