A recuperação da economia brasileira | Gráfico da Semana

A economia brasileira tomou um tombo por causa do coronavírus e das medidas impostas para contê-lo, mas vem se recuperando bem nos últimos meses. Já vimos indicativos disso em dados de produção industrial, arrecadação de impostos, consumo de energia elétrica e emissão de notas fiscais eletrônicas. Os dados recentes do IBC-Br, o índice mais abrangente de atividade econômica do Banco Central, confirmam esta tendência.

O gráfico abaixo traz o IBC-Br de setembro de 2019 a setembro de 2020. Os valores de janeiro de 2020 estão normalizados em 100.  A atividade econômica despenca a partir de março, chegando a seu vale em abril, quando ficou cerca de 15% abaixo do valor do começo do ano. A partir dali começa a se recuperar. O dado mais recente (setembro de 2020) indica, entretanto, que a atividade ainda está abaixo dos valores pré-pandemia.
 
Fonte dos dados
Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), com ajuste nacional. Banco Central do Brasil. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/estatisticas/indicadoresselecionados


Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?clique aqui e assine a nossa Newsletter.



Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Curta as nossas fotos no Instagram!





BLOG

Faça nosso teste e saiba como está sua saúde financeira!

QUERO FAZER O TESTE
2020: um ano e tanto

2020: um ano e tanto

Realização

Bei editora

Apoio

CP+B
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações clique aqui.