A subida nos preços das commodities | Gráfico da Semana

O Brasil é um importante exportador de commodities, isto é, produtos que são vendidos sem passar por um processo elaborado de industrialização, como minérios, grãos e carne. O Banco Central calcula mensalmente um índice de preços de commodities para o Brasil, que incorpora carne de boi, algodão, óleo de soja, trigo, açúcar, milho, café, arroz, carne de porco, suco de laranja e cacau.

O gráfico abaixo mostra a série de janeiro de 2020 até fevereiro de 2021 (dado mais recente). O valores do primeiro mês são normalizados em 100. O índice sofre uma queda no início da pandemia, mas começa a subir com força principalmente a partir de junho do ano passado. Nos últimos 12 meses, a série já acumula aumento de mais de 50%.

Isso ajuda a impulsionar os preços internos no Brasil. Afinal, se por exemplo o preço do arroz sobe lá fora, os produtores locais preferirão exportar. Com isso, o item acaba encarecendo também no mercado brasileiro, o que contribui para elevar o custo de vida.
 
Fonte dos dados
Banco Central do Brasil – Índice de Commodities (IC-Br). Disponível em: https://www.bcb.gov.br/content/indeco/indicadoresselecionados/ie-02.xlsx


Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?clique aqui e assine a nossa Newsletter.



Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Curta as nossas fotos no Instagram!





BLOG

Faça nosso teste e saiba como está sua saúde financeira!

QUERO FAZER O TESTE

Realização

Bei editora

Apoio

CP+B
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações veja nossa Política de Privacidade.