Uma plataforma que vai te ajudar a entender um pouco mais de economia.

estoque-carros-concessionária

Por estas bandas temos várias propostas de políticas com o objetivo nobre de proteger o consumidor. Mas o tiro pode sair pela culatra, caso não se leve em conta a reação das empresas. É o caso de uma proposta em discussão na Câmara dos Deputados, já aprovada na Comissão de Defesa do Consumidor, que visa limitar as alterações que fabricantes de automóveis podem fazer nos modelos recém-lançados. O projeto pretende forçar a indústria automotiva a fabricar determinado modelo por ao menos 10 anos após o lançamento.

Qual o objetivo do projeto?

Quando adquirimos um carro, ele perde valor de revenda rapidamente. A limitação à realização de alterações no modelo tenta reduzir esse ritmo de depreciação. E, ao manter o veículo em fabricação por ao menos 10 anos, espera-se que o fabricante garanta um fornecimento de peças. Esse último ponto é particularmente problemático.

Qual o provável efeito?

Pense da perspectiva da empresa produtora de veículos. Quando ela lança um modelo novo, não tem certeza absoluta da reação do público. Pode ser que seja um sucesso de vendas, mas também um total desastre. Em caso de fracasso, se a companhia não puder se ajustar (no limite, retirando o carro de linha), terá que amargar esse prejuízo por muitos anos. Se a proposta virar lei, fracassos serão muito custosos para empresas. Fabricantes podem então optar por lançar menos modelos de carros para evitar esse tipo de situação. Ou seja, a variedade de produtos tende a ser menor. Como isso é bom para o consumidor?  

Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?, clique aqui e assine a nossa Newsletter.

Siga a gente no Facebook! Inscreva-se no nosso canal no YouTube! E curta as nossas fotos no Insta :)

Câmara pode limitar lançamento de carros no Brasil?

estoque-carros-concessionária Por estas bandas temos várias propostas de políticas com o objetivo nobre de proteger o consumidor. Mas o tiro pode sair pela culatra, caso não se leve em conta a reação das empresas. É o caso de uma proposta em discussão na Câmara dos Deputados, já aprovada na Comissão de Defesa do Consumidor, que visa limitar as alterações que fabricantes de automóveis podem fazer nos modelos recém-lançados. O projeto pretende forçar a indústria automotiva a fabricar determinado modelo por ao menos 10 anos após o lançamento. Qual o objetivo do projeto? Quando adquirimos um carro, ele perde valor de revenda rapidamente. A limitação à realização de alterações no modelo tenta reduzir esse ritmo de depreciação. E, ao manter o veículo em fabricação por ao menos 10 anos, espera-se que o fabricante garanta um fornecimento de peças. Esse último ponto é particularmente problemático. Qual o provável efeito? Pense da perspectiva da empresa produtora de veículos. Quando ela lança um modelo novo, não tem certeza absoluta da reação do público. Pode ser que seja um sucesso de vendas, mas também um total desastre. Em caso de fracasso, se a companhia não puder se ajustar (no limite, retirando o carro de linha), terá que amargar esse prejuízo por muitos anos. Se a proposta virar lei, fracassos serão muito custosos para empresas. Fabricantes podem então optar por lançar menos modelos de carros para evitar esse tipo de situação. Ou seja, a variedade de produtos tende a ser menor. Como isso é bom para o consumidor?   Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?, clique aqui e assine a nossa Newsletter.
Siga a gente no Facebook! Inscreva-se no nosso canal no YouTube! E curta as nossas fotos no Insta :)


Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?clique aqui e assine a nossa Newsletter.

Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Curta as nossas fotos no Instagram!

O que você achou desse texto?

*Não é necessário cadastro.

Avaliação de quem leu:

Avalie esse texto Não é necessário cadastro

A plataforma Por Quê?Economês em bom português nasceu em 2015, com o objetivo de explicar conceitos básicos de economia e tornar o noticiário econômico acessível ao público não especializado. Acreditamos que o raciocínio econômico é essencial para a compreensão da realidade que nos cerca.

Iniciativa

Bei editora
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações veja nossa Política de Privacidade.