Como a Previdência pode ser administrada?

Há dois tipos de sistema de Previdência, além de possíveis combinações entre eles.  São eles: o sistema de capitalização e o sistema de repartição.

No sistema de capitalização, o governo obriga você a colocar parte de seu salário numa conta sua. E a instituição que estiver com sua grana investe em ações, títulos privados, títulos públicos etc., de modo a garantir um rendimento financeiro razoável para sua poupança. Mas lembre-se: nesse caso, a conta é individual, cada pessoa monitora o crescimento da quantia poupada ao longo dos anos. Essa é, aliás, uma característica muito importante do regime de capitalização. Sendo a conta individual, é mais bem difícil que ocorram desvios ou uso indevido da grana. Além disso, como o dinheiro é retirado de você hoje para ser devolvido no futuro, nesse sistema não há um imposto previdenciário propriamente dito. Portanto, não surgem também as distorções associadas à taxação (por exemplo, o desincentivo ao trabalho quando a renda é tributada).

Já o sistema de repartição não é propriamente um sistema de poupança, mas, sim, de transferência entre gerações. Nesse sistema, taxa-se a renda do jovem de hoje para financiar a aposentadoria dos idosos também do presente. Não há contas individuais, os recursos vão todos para o caixa da Previdência. E ela os distribui para os aposentados. É mais difícil monitorar o fluxo dos recursos. Enquanto a população é jovem, ou seja, quando há muitos jovens trabalhadores para poucos aposentados, o sistema funciona bem. Os recursos mais do que bastam. Mas à medida que a população vai envelhecendo, a razão trabalhadores/aposentados vai caindo, gerando uma dificuldade imensa.

Para fechar a conta, uma das três coisas precisa acontecer: ou se reduz quanto o aposentado recebe, ou se aumenta o imposto sobre os trabalhadores, ou se eleva a idade de aposentadoria (o que é equivalente a reduzir o número de aposentados). Mas todas essas medidas, apesar de necessárias, são politicamente difíceis de sustentar. Essa dificuldade é bem menor no sistema de capitalização. Claro que, como as pessoas vivem mais, para manter o padrão de renda durante a aposentadoria também é preciso poupar mais dentro do sistema de capitalização. Mas, novamente, por ser uma poupança sua para você mesmo, a resistência ao aumento da contribuição é menor.

Realização

Bei editora

Apoio

CP+B
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações clique aqui.