Consumidores e a curva de demanda

Os consumidores compõem o lado da demanda de um mercado. A curva de demanda indica, para diferentes preços, quanto de um bem os consumidores estão dispostos a comprar. A curva de demanda é negativamente inclinada (descendente, da esquerda para a direita).

Significa que quanto menor o preço do bem, maior a quantidade desejada pelos consumidores.

O formato da curva de demanda resulta da ideia de benefício marginal decrescente. Em outras palavras, quanto mais uma pessoa consome de um bem, menos ela está disposta a pagar por uma unidade adicional.

Pense no mercado de comida por quilo: quando uma pessoa está com muita fome, ela estará disposta a pagar muito caro por 100 gramas a mais de comida. Mas, à medida que cresce essa quantidade e a fome é satisfeita, a disposição a gastar vai se reduzindo. No limite, quando a pessoa está saciada, não aceitará mais comida nem de graça.

O gráfico a seguir mostra a curva para um consumidor, a curva de demanda individual. Trata-se de um exemplo fictício, usado apenas para ilustrar a ideia. O eixo vertical se refere às quantidades consumidas. O vertical, ao preço máximo que o consumidor pagaria (a sua disposição a pagar) para consumir as diferentes quantidades.

Até as primeiras 100 gramas de comida, como vê, a pessoa pagaria até 50 reais. E, conforme o peso vai aumentando, essa disposição a pagar para colocar mais comida no prato cai – daí a inclinação descendente da curva. No caso, para comer 500 gramas, a pessoa está disposta a pagar, no máximo, 20 mangos por quilo.

Dito de outra forma: quanto maior o preço, menor a quantidade que uma pessoa consumirá, veja só:

Oferta demanda gráfico 1

No mercado há diversos consumidores, cada um com uma curva de demanda negativamente inclinada. As curvas não precisam ser as mesmas, já que os consumidores diferem em suas rendas e gostos (algumas pessoas comem mais que outras, simplesmente por preferência).

A curva de demanda de mercado indica, para diferentes preços, quanto a totalidade dos consumidores compraria. Essa curva também será negativamente inclinada: como para cada consumidor quanto maior o preço menor a quantidade consumida, então um aumento de preço leva todas as pessoas a consumirem menos, ou seja, a quantidade total comprada no mercado se reduz.

Portanto, quanto maior o preço, menor a quantidade total consumida. A seguir, uma ilustração (fictícia) para uma curva de demanda do mercado de comida por quilo, em certa localidade:

Oferta demanda gráfico 2

 

Realização

Bei editora

Apoio

CP+B
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações clique aqui.