Equilíbrio competitivo

Em um mercado, o equilíbrio representa o resultado da interação entre consumidores e produtores. O comportamento dos consumidores é descrito pela curva de demanda de mercado. O comportamento dos produtores pela curva de oferta de mercado. O preço de equilíbrio, por sua vez, é identificado quando a quantidade desejada pelos consumidores é exatamente igual à quantidade vendida pelos produtores.

Denominamos essa situação de equilíbrio competitivo por causa da hipótese de concorrência perfeita. De acordo com esse conceito, individualmente, nenhum consumidor ou empresa é capaz de influenciar o preço de mercado.

Considere, mais uma vez, o exemplo de um mercado de sapatos.

Quando a curva de demanda será negativamente inclinada? Quando os consumidores estiverem dispostos a pagar cada vez menos por unidades adicionais, na medida em que o consumo deles aumentar.

E a curva de oferta, quando será positivamente inclinada? Quando o custo de unidades adicionais ficar cada vez maior na medida em que a produção crescer.

O ponto de equilíbrio é o cruzamento das duas curvas, como exemplificado no gráfico abaixo:

Oferta demanda gráfico 8

O que aconteceria se o preço do sapato fosse diferente do preço de equilíbrio?

A figura abaixo mostra o caso do preço acima (110 reais) do de equilíbrio (100 reais). Nessa situação, o preço mais elevado incentiva empresas a produzirem mais sapatos, mas incentiva também os consumidores a comprarem menos. Se é assim, a quantidade ofertada é maior que a demandada, o que configura excesso de oferta. Essa abundância de sapatos no mercado pressiona então o preço para baixo, na direção do preço de equilíbrio:

Oferta demanda gráfico 9

Agora, e se o preço fosse mais baixo (90 reais) do que o de equilíbrio, como na figura a seguir? Bem, o preço menor desestimula a produção de sapatos, mas incentiva o consumo. Logo, a quantidade demandada é maior do que a ofertada, o que configura um excesso de demanda. Essa escassez de sapatos no mercado pressiona então o preço para cima, na direção do preço de equilíbrio.

Oferta demanda gráfico 10

Conclusão? As forças de mercado “empurram” o preço na direção do preço de equilíbrio, tornando a quantidade desejada pelos consumidores compatível com a quantidade vendida pelas firmas.

Realização

Bei editora

Apoio

CP+B
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações clique aqui.