Gastos = Impostos

Impostos são quantias que o governo retira do total produzido pela sociedade para financiar os gastos públicos em todas as áreas.

Faça o seguinte teste: quando escutar alguém falando que “o governo deveria gastar mais com educação, saúde, militares, infraestrutura, dar mais dinheiro para os pobres etc”, pergunte de volta:

– Você está disposto a pagar mais impostos?

Provavelmente, a pessoa vai se enfurecer. Todo mundo acha que o governo tem de prover isso ou aquilo, mas o modo como esses gastos são financiados muitas vezes não passa pela cabeça das pessoas. A grana para praticamente todos os serviços públicos, no entanto, vem dos impostos pagos pelos contribuintes. Ele não nasce no jardim do Ministério da Fazenda.

Logo, não dá para falar de gastos públicos sem falar de impostos. Em dado momento, vá lá, gastos e impostos podem estar descompassados – e a diferença entre a receita dos impostos e os compromissos assumidos por quem os arrecada é coberta com dívida. Mas, no longo prazo, essa dívida precisa ser paga, ou não? Nessas condições, voltamos sempre à implacável conclusão: gastos = impostos.

Realização

Bei editora

Apoio

CP+B
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações clique aqui.