Imposto também é solução

Algumas atividades que geram ganhos privados geram custos sociais. Esses custos sociais são chamados pelos economistas de externalidades negativas. Os impostos desempenham importante papel na inibição desses eventos.

Uma externalidade fácil de se observar é o impacto negativo sobre o meio ambiente causado pelo desenvolvimento econômico. Trocando em miúdos, falamos aqui da fumaceira cinzenta cuspida pelas fábricas no ar que respiramos.

Essa poluição tem uma razão de ser: quando o fabricante não impede a sua emissão, diminui seus custos e, logo, é mais barato trabalhar em meio a gases tóxicos nocivos para todos os seres humanos. Você acha justo “pagar a conta” dessa redução de custos do setor produtivo?Imaginamos que não.

Em problemas como esses, os impostos mostram mais uma vez a sua razão de existir. Uma das opções mais eficientes para fazer com que o produtor internalize o custo social de suas ações é taxando as externalidades causadas por ele. Neste nosso caso, quanto mais o produtor poluir, mais ele pagará por isso, em forma de impostos.

Realização

Bei editora

Apoio

CP+B
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações clique aqui.