Uma plataforma que vai te ajudar a entender um pouco mais de economia.

Quais são os agentes do sistema financeiro?

Quais são os agentes do sistema financeiro?

O sistema financeiro é composto de diversos agentes, com diferentes objetivos e atribuições. Na maior parte do tempo, esses agentes se comportam ora como poupadores, ora como tomadores de empréstimos. No entanto, existem entidades encarregadas de desempenhar funções especiais, atuando para que o mercado financeiro funcione de forma eficiente e diminuindo as possibilidades de fricção entre emprestadores e tomadores.

Esses órgãos do mercado financeiro podem ser classificados como normativos e de intermediação. Os órgãos normativos são aqueles que desenham as regras que os participantes do mercado financeiro devem seguir. Alguns desses órgãos têm ainda a função de nos proteger de forma mais direta, monitorando a atuação dos agentes para garantir que eles respeitem as regras. Já os órgãos de intermediação são aqueles que efetivamente realizam a combinação entre poupadores e tomadores de empréstimos, buscando facilitar o encontro entre tomadores de empréstimos e emprestadores com os fundos necessários para a realização de seus projetos de investimento.

O que você achou desse texto?

*Não é necessário cadastro.

Avaliação de quem leu:

A plataforma Por Quê?Economês em bom português nasceu em 2015, com o objetivo de explicar conceitos básicos de economia e tornar o noticiário econômico acessível ao público não especializado. Acreditamos que o raciocínio econômico é essencial para a compreensão da realidade que nos cerca.

Iniciativa

Bei editora
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações veja nossa Política de Privacidade.