Crescimento chinês | Gráfico da Semana

Em grande parte do mundo, o pior período da pandemia foi o segundo trimestre de 2020. Mas na economia chinesa o tombo ocorreu antes. No primeiro trimestre do ano passado, houve uma contração de quase 10% no PIB. No entanto, o país vem se recuperando de maneira impressionante. Veja no gráfico abaixo, que mostra o PIB da China (em frequência trimestral) desde 2015. Os valores estão normalizados em 100 no primeiro trimestre daquele ano.

O PIB chinês cresceu mais de 30% entre 2015 e 2019. No início de 2020 ocorre a queda brutal, seguida de retomada rápida a partir do segundo trimestre. No gráfico, a linha tracejada mostra a projeção para o ano de 2020, usando a taxa de crescimento média dos anos anteriores. Repare que, basicamente, o PIB da China já retornou à tendência anterior, menos de um ano depois do choque do coronavírus.
 
Observação: o PIB – produto interno bruto – mede o valor de tudo o que foi produzido pelo país em determinado período e fornece uma medida da atividade econômica. Leia mais aqui: https://porque.com.br/cards/o-que-e-pib
 
Fonte dos dados
China, Produto Interno Bruto (PIB) a preços constantes, com ajuste sazonal. National Bureau of Statistics of China. Disponível em: http://www.stats.gov.cn/english/PressRelease/202101/t20210120_1812680.html
Os valores para o quarto trimestre de 2020 são preliminares.   


Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?clique aqui e assine a nossa Newsletter.



Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Curta as nossas fotos no Instagram!





BLOG

Faça nosso teste e saiba como está sua saúde financeira!

QUERO FAZER O TESTE
Privatiza tudo!

Privatiza tudo!

Realização

Bei editora

Apoio

CP+B
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações veja nossa Política de Privacidade.