Crescimento ladeira abaixo

A pesquisa Focus, conduzida pelo Banco Central, faz aos diversos participantes do mercado um bocado de perguntas sobre suas previsões de curto, médio e até longo prazo. Os temas vão desde crescimento do PIB até taxa de juros. É uma ótima iniciativa do BC, para consumo próprio e da sociedade. Afinal, em macroeconomia, expectativas, sejam elas racionais ou quase, importam muito. Por exemplo, se fico sabendo que todos estão esperando uma aceleração do PIB para o ano que vem, é melhor investir em mais capacidade já hoje; se  todos acham que a inflação vai subir, é melhor implementar medidas para proteger minhas receitas da corrosão inflacionária.



Essas informações e seus desdobramentos têm, portanto, grande importância para a formulação da política econômica. Em particular para a política monetária, aquela do “sobe ou cai a taxa Selic?”.



Parece-nos,  a propósito, que vai cair. Por dois motivos: inflação tranquila e expectativa de crescimento fraquejando. De fato, como mostra o gráfico a seguir, o mercado começou o ano achando que a economia cresceria perto de 2,5% em 2019. Passados dois terços do ano, esse número agora está abaixo de 1%. (Ainda se pede do economista acerto nas previsões... Economia não é magia, não temos bola de cristal!) E a expectativa murchou também para 2020, ainda que menos (por enquanto).







O gráfico revela ainda que o crescimento “potencial” da economia que está na cabeça das pessoas roda ali pelos 2,5%. A aproximação que fazemos para chegar a essa conclusão é a de que as projeções para dois anos à frente refletem menos os fatores conjunturais. Note o leitor que o PIB crescendo a 2,5% não é o per capita! Descontado o crescimento populacional, esse número cai para perto de 1%. É bem baixo.



A queda da Selic vai mudar esse quadro desanimador? Muito pouco, mas é a coisa certa a se fazer nesse momento.




Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?clique aqui e assine a nossa Newsletter.




Siga a gente no Facebook e Twitter!

Inscreva-se no nosso canal no YouTube!

Curta as nossas fotos no Instagram!





BLOG

Faça nosso teste e saiba como está sua saúde financeira!

QUERO FAZER O TESTE

Realização

Bei editora

Apoio

CP+B
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações clique aqui.