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A última edição do Journal of Finance tem como destaque o presidential address do professor David Hirshleifer para a American Finance Association. 

Diferentemente de um artigo acadêmico, os presidential addresses trazem uma visão mais ampla, e às vezes ambiciosa, sobre alguns dos principais temas discutidos atualmente na academia.

Seguindo essa tradição, o presidential address do professor Hirshleifer sugere um novo paradigma para interpretar os fenômenos comportamentais que abundam em finanças. Ele sugere incorporar a dinâmica das interações sociais na análise, algo pouco explorado até o momento. Essas interações podem ser face a face, mas sabemos que hoje em dia elas acontecem principalmente nas mídias sociais.

De acordo com Hirshleifer, muitos dos vieses comportamentais que observamos não nascem na cabeça dos indivíduos, mas surgem das repetidas interações sociais entre as pessoas. Seria uma espécie de telefone sem fio no qual a mensagem vai piorando à medida que ela circula entre as pessoas. Ele chama isso de “social transmission bias”.

Um exemplo desse fenômeno seria a transmissão de ideias de investimento ruins. Isso acontece porque as pessoas costumam reportar sucessos e esconder fracassos. Ao ignorar essa assimetria, as pessoas que se informam nas mídias sociais sobre dicas de investimento acabam tendo uma visão incompleta dos riscos associados, o que acaba resultando em escolhas erradas.

Por isso, cuidado com quem segues.


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De acordo com Hirshleifer, muitos dos vieses comportamentais que observamos não nascem na cabeça dos indivíduos, mas surgem das repetidas interações sociais entre as pessoas. Seria uma espécie de telefone sem fio no qual a mensagem vai piorando à medida que ela circula entre as pessoas. Ele chama isso de “social transmission bias”.

Um exemplo desse fenômeno seria a transmissão de ideias de investimento ruins. Isso acontece porque as pessoas costumam reportar sucessos e esconder fracassos. Ao ignorar essa assimetria, as pessoas que se informam nas mídias sociais sobre dicas de investimento acabam tendo uma visão incompleta dos riscos associados, o que acaba resultando em escolhas erradas.

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