Externalidade vira casaca?

O conceito de externalidade em economia já deve ter sido definido por aqui umas trocentas vezes... Vamos à trocentésima primeira: é a ação de uma pessoa ou empresa que afeta outra pessoa ou empresa. Tipo fumar, jogar lixo num rio, plantar árvore ou tomar vacina. Externalidades podem ser negativas (as duas primeiras) ou positivas (as duas últimas).

Agora, pode uma externalidade virar a casaca? Ser negativa por um tempo e de repente se tornar positiva? Acho que pode. Outro dia pensei em um exemplo bem atual.

Sair de casa no começo da covid-19 era claramente um ótimo exemplo de externalidade negativa. Escrevemos sobre isso: https://porque.com.br/a-maior-externalidade-de-todos-os-tempos. Mas à medida que o tempo vai passando e mais gente vai pegando a doença, vamos chegando na "imunidade de rebanho". É quando um número suficientemente grande de pessoas já contraiu o vírus e então a transmissão diminui muito até acabar. Quando estivermos perto desse ponto (não faço a menor ideia de quando estaremos), sair de casa passa a ser uma externalidade positiva.


Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?clique aqui e assine a nossa Newsletter.



Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Curta as nossas fotos no Instagram!





BLOG

Faça nosso teste e saiba como está sua saúde financeira!

QUERO FAZER O TESTE
Insanidade Fiscal

Insanidade Fiscal

Realização

Bei editora

Apoio

CP+B
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações clique aqui.