IGP-M vs IPCA no reajuste dos alugueis | Gráfico da semana

No Brasil, boa parte dos aluguéis é reajustada pelo o IGP-M, Índice Geral de Preços – Mercado, calculado pela Fundação Getúlio Vargas. O problema é que a variação do IGP-M não aproxima bem mudanças no custo de vida, pois boa parte dele é composta de preços ao produtor, que flutuam muito em função do dólar e de preços internacionais. 


Há uma proposta em discussão no Congresso para tornar o IPCA o índice de inflação oficial nesse mercado.  O IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – é o principal índice de inflação no Brasil, balizando as ações do Banco Central dentro do sistema de metas de inflação. Sendo um índice de preços ao consumidor, ele aproxima melhor mudanças no custo de vida.


Como o IGP-M reage muito mais ao dólar e a preços externos, ele também é mais volátil que o IPCA. Veja o gráfico a seguir, que mostra a inflação anual com base nos dois índices de 2000 a 2020. Note como o IGP-M flutua muito mais.




Assim, no arranjo em que o reajuste ocorre pelo IGP-M, quando este índice sobe mais que o IPCA, o aluguel tende a crescer mais que o custo de vida. Isso beneficia proprietários e prejudica inquilinos. O contrário ocorre quando o IGP-M vem abaixo do IPCA. No geral, esse arranjo traz mais volatilidade para todo mundo.


Se os aluguéis fossem ajustados pelo IPCA, teríamos certamente mais estabilidade.  Para saber mais sobre esse assunto, assista ao nosso vídeo.


Fonte dos dados:
Ipeadata
http://www.ipeadata.gov.br/Default.aspx
 
Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?clique aqui e assine a nossa Newsletter.



Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Curta as nossas fotos no Instagram!





Tags do post:

economia IGPM IPCA

BLOG

Faça nosso teste e saiba como está sua saúde financeira!

QUERO FAZER O TESTE
PIBão ou PIBinho?

PIBão ou PIBinho?

Realização

Bei editora

Apoio

CP+B
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações veja nossa Política de Privacidade.