Maradona e a teoria dos jogos

Pense que você está disputando um jogo de par ou ímpar repetidas vezes. Você colocaria sempre o mesmo número? Claro que não, pois seria derrota certa. Por isso você precisa ficar mudando seus números o tempo todo – inclusive jogando números pares e ímpares. Em teoria dos jogos, isso é chamado de “estratégias mistas”, em que cada jogador atua de maneira probabilística.

O mesmo se aplica aos pênaltis no futebol. Se o batedor escolhe sempre o mesmo lado, ele aumenta as chances de que goleiros antecipem seu movimento e defendam o chute. Se goleiros sempre caem no mesmo canto, eles facilitam enormemente a vida de batedores. Assim, eles precisam mudar o lado escolhido o tempo todo de maneira aleatória.

Para avaliar empiricamente essa ideia, economistas acadêmicos utilizam dados de pênaltis, mapeando escolhas de goleiros e batedores. E confirmam que as ações dos futebolistas são consistentes com a noção de estratégias mistas. Já discutimos esse tema. Veja aqui e aqui.

Na verdade, quando falamos de estratégias mistas, o jogador deve escolher as probabilidades de cada ação. No caso do batedor, com que probabilidades escolherá chutar no canto direito e no canto esquerdo; no caso do goleiro, com que probabilidades cairá para a esquerda e para a direita.

A teoria prevê que o retorno esperado de cada ação tem que ser igual. Caso contrário, o jogador deveria mudar suas probabilidades de modo a aumentar seus ganhos. Por exemplo, se o batedor converte mais pênaltis em média na esquerda do que na direita, ele deveria aumentar a frequência de chutes naquele lado.
Um artigo super recente de Ignacio Palacios-Huertas analisa os pênaltis cobrados por Diego Maradona ao longo de sua carreira. E encontra que as escolhas de Maradona se aproximam bastante dessa ideia de racionalidade advinda da teoria dos jogos.
O trabalho completo pode ser lido aqui.


Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?clique aqui e assine a nossa Newsletter.



Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Curta as nossas fotos no Instagram!





BLOG

Faça nosso teste e saiba como está sua saúde financeira!

QUERO FAZER O TESTE
PIBão ou PIBinho?

PIBão ou PIBinho?

Realização

Bei editora

Apoio

CP+B
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações veja nossa Política de Privacidade.