O Brasil voltou a crescer? Conheça o "Índice PQ?" e descubra

ÍNDICE PQ? - atividade econômica brasil

Passamos a publicar mensalmente o Índice PQ? de Atividade Econômica. O que o índice faz? Fornece uma medida do crescimento do PIB acumulado em 12 meses até o mês em questão. É um termômetro da atividade, com a vantagem de ser calculado em frequência mensal (enquanto o PIB é divulgado apenas trimestralmente e com grande defasagem temporal pelo IBGE).

O modelo estatístico que empregamos aqui funciona mais ou menos assim: usamos diversas variáveis que são divulgadas mensalmente e extraímos o sumo informacional que elas em conjunto nos fornecem. Mais precisamente, o mecanismo captura a tendência comum de oito diferentes variáveis e o apelida de "fator comum".

A lógica de extração do sumo é a seguinte: cada série de dados sozinha não faz um bom verão, pois dados individuais são erráticos, sofrem influências de fatores que não são muito relevantes para entendermos a tendência da economia como um todo. Os economistas chamam isso de ruído, e é esse ser barulhento que tentamos expugnar.

Nessa primeira versão do modelo, utilizamos[1]:

-Produção industrial total
-Produção industrial de bens de capital
-Arrecadação federal de impostos
-Produção de papelão ondulado (ABPO)
-PIB mensal agrícola calculado pelo Ipea
-Produção de caminhões mensal (Anfavea)
-Consumo total de energia elétrica
-Índice IBC-Br do Banco Central

Note-se que o "fator comum" calculado com base nos dados acima pode ser empregado para prever tanto cada uma dessas variáveis individualmente, como também variáveis não incluídas na estimação, a exemplo do nosso querido PIB.

O gráfico a seguir mostra o que o modelo diria sobre a evolução do PIB com base na tendência dos dados mensais de atividade e o que de fato ocorreu com o PIB. O ajuste é relativamente bom, mas nota-se uma curiosa discrepância para os anos de 2015 e primeira metade de 2016.

ÍNDICE-PQ

O último dado do gráfico acima é relativo ao segundo trimestre de 2017. Mas, como já temos dados de atividade econômica referentes a julho, podemos perguntar ao modelo: no acumulado em 12 meses, a quantas vai a atividade econômica tendo como ponta da amostra o mês de julho?

Resposta: 1,7% de crescimento! Isso significa que o crescimento no terceiro trimestre vai ser estrondoso? Não, pois só temos dados para julho. Precisamos aguardar ainda agosto e setembro. Mas os sinais na ponta definitivamente parecem bons.

[1] Os dados de mercado de trabalho, da PNAD contínua, possuem série histórica muito curta; portanto, não os empregamos aqui.

*

Texto publicado originalmente em nossa coluna semanal na Folha de S.Paulo.
Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?, clique aqui e assine a nossa Newsletter.
Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
E curta as nossas fotos no Instagram :)





BLOG

Faça nosso teste e saiba como está sua saúde financeira!

QUERO FAZER O TESTE
O pato soy yo?

O pato soy yo?

Realização

Bei editora

Apoio

CP+B
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações clique aqui.