O PIB brasileiro no ano da pandemia (parte 2) | Gráfico da Semana

Na semana passada falamos sobre a queda e recuperação do PIB brasileiro em 2020. Notamos uma redução aguda principalmente no segundo trimestre, quando a pandemia atinge em cheio a economia do país. Já no terceiro trimestre ocorre um crescimento forte, com o relaxamento das medidas de contenção. No entanto, o dado mais recente mostra uma economia ainda contraída em comparação aos níveis pré-pandemia.

A seguir mostramos o comportamento do PIB dividido entre os três grandes setores da atividade econômica: agropecuária, indústria e serviços. Os valores estão normalizados em 100 no terceiro trimestre do ano passado para os três setores. Note que a agropecuária praticamente não sofre com a pandemia. Já indústria e serviços experimentam quedas substanciais no segundo trimestre, seguido de recuperação no terceiro. A indústria praticamente retornou ao mesmo nível do ano passado, mas o setor de serviços ainda permanece bem abaixo.
 
Observação: o PIB – produto interno bruto – mede o valor de tudo o que foi produzido pelo país em determinado período, e fornece uma medida da atividade econômica. Leia mais aqui: https://porque.com.br/cards/o-que-e-pib.
 
Fonte dos dados
Sistema de Contas Nacionais Trimestrais, IBGE. Produto Interno Bruto (PIB), série Encadeada do índice de volume trimestral com ajuste sazonal. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/industria/9300-contas-nacionais-trimestrais.html?=&t=resultados


Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?clique aqui e assine a nossa Newsletter.



Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Curta as nossas fotos no Instagram!





Tags do post:

PIB economia crise

BLOG

Faça nosso teste e saiba como está sua saúde financeira!

QUERO FAZER O TESTE
Privatiza tudo!

Privatiza tudo!

Realização

Bei editora

Apoio

CP+B
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações veja nossa Política de Privacidade.