Uma plataforma que vai te ajudar a entender um pouco mais de economia.

brasileiras têm cada vez menos filhos

No Brasil, como mostra o gráfico acima, a proporção de mulheres com filhos vêm caindo ao longo dos últimos anos. Seria esse o resultado de menores oportunidades no mercado de trabalho para as mães?

Na maior parte das vezes, são as mulheres quem assumem os cuidados com crianças pequenas (filhos) e idosos (mães e pais). Para conseguir participar do mercado de trabalho, portanto, essas trabalhadoras precisam de horários flexíveis - não podem chegar mais cedo ou ficar até mais tarde simplesmente porque o patrão solicitou. E um possível efeito dessa condição é, justamente, um menor número de oportunidades e salários mais baixos para mulheres em relação aos homens.

A pesquisadora Claudia Goldin (Harvard) encontra evidências de que esse canal é bastante relevante para explicar a diferencial salarial entre sexos nos Estados Unidos - leia mais clicando aqui e aqui.

No caso do Brasil, além de estar possivelmente ligada às diferenças de condições no mercado de trabalho, a diminuição do número de mulheres com filhos tem implicações para a crise da Previdência Social. Com a queda da natalidade, teremos cada vez menos jovens (que participam do mercado de trabalho e, portanto, contribuem para a previdência) em relação a aposentados (que recebem benefícios).

Leia mais

Por que os homens ganham mais que as mulheres?

 

Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?, clique aqui e assine a nossa Newsletter.

Siga a gente no Facebook e Twitter! Inscreva-se no nosso canal no YouTube! E curta as nossas fotos no Instagram :)

 

Por que as brasileiras têm cada vez menos filhos?

brasileiras têm cada vez menos filhos No Brasil, como mostra o gráfico acima, a proporção de mulheres com filhos vêm caindo ao longo dos últimos anos. Seria esse o resultado de menores oportunidades no mercado de trabalho para as mães? Na maior parte das vezes, são as mulheres quem assumem os cuidados com crianças pequenas (filhos) e idosos (mães e pais). Para conseguir participar do mercado de trabalho, portanto, essas trabalhadoras precisam de horários flexíveis - não podem chegar mais cedo ou ficar até mais tarde simplesmente porque o patrão solicitou. E um possível efeito dessa condição é, justamente, um menor número de oportunidades e salários mais baixos para mulheres em relação aos homens. A pesquisadora Claudia Goldin (Harvard) encontra evidências de que esse canal é bastante relevante para explicar a diferencial salarial entre sexos nos Estados Unidos - leia mais clicando aqui e aqui. No caso do Brasil, além de estar possivelmente ligada às diferenças de condições no mercado de trabalho, a diminuição do número de mulheres com filhos tem implicações para a crise da Previdência Social. Com a queda da natalidade, teremos cada vez menos jovens (que participam do mercado de trabalho e, portanto, contribuem para a previdência) em relação a aposentados (que recebem benefícios). Leia mais Por que os homens ganham mais que as mulheres?   Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?, clique aqui e assine a nossa Newsletter.
Siga a gente no Facebook e Twitter! Inscreva-se no nosso canal no YouTube! E curta as nossas fotos no Instagram :)


 
Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?clique aqui e assine a nossa Newsletter.

Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Curta as nossas fotos no Instagram!

O que você achou desse texto?

*Não é necessário cadastro.

Avaliação de quem leu:

Avalie esse texto Não é necessário cadastro

A plataforma Por Quê?Economês em bom português nasceu em 2015, com o objetivo de explicar conceitos básicos de economia e tornar o noticiário econômico acessível ao público não especializado. Acreditamos que o raciocínio econômico é essencial para a compreensão da realidade que nos cerca.

Iniciativa

Bei editora
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações veja nossa Política de Privacidade.