Por que o Brasil tem inflação alta e pibinho?

Falar que a inflação está alta e que o crescimento econômico no Brasil tem sido baixo não é lá muito informativo. Alta em relação a que? Baixo perto de quem? Qual o grupo de comparação relevante?

O mais natural é focar a análise de dados sobre o Brasil em relação a países também em desenvolvimento.

Comparar a inflação brasileira com a de países avançados não seria intelectualmente honesto, por exemplo. Naquele grupo, a inflação tem sido bem menor ao longo dos últimos 35 (TRINTA E CINCO!) anos.

Comparar nosso crescimento econômico com o de um grupo de economias privilegiadas também seria impreciso. Países ricos crescem a taxas menores mesmo, não precisam crescer tanto ao ano quanto países pobres. Os mais desenvolvidos já colheram muitos dos frutos do avanço tecnológico (crucial para isso: alto nível educacional da população).

Assim, a checagem que fazemos mais abaixo é com os países não ricos. Ou seja, comparamos o Brasil às economias de renda por habitante inferior a 20 mil dólares. São 142 países para a variável “crescimento” e 147 para a variável “inflação”.

Os dados são do FMI e a sofisticação estatística é mínima: apresentamos a distribuição desses dados, marcando o valor para o Brasil com uma linha vermelha. À direita da linha estão todos os países com valores acima do correspondente ao Brasil; à esquerda, o oposto.

O eixo X – que vai de 0 até 1 – computa a fração de países associada aos valores do eixo Y.

inflação dudus

Este primeiro gráfico mostra que, em termos de inflação, não vamos nada bem no longo prazo recente: apenas 26% dos 147 países da amostra tiveram inflação maior que a nossa.

– E daí? Isso significa que a nossa economia bombou nesses tempos, não?

Não, infelizmente não. Como o gráfico seguinte mostra (países em guerra, Sudão, Ucrânia e Síria, não foram computados), ficamos bem mal em termos de crescimento econômico também -- o que se trata de uma rara combinação.

crescimento dudus

Em poucas palavras: o desempenho econômico associado às políticas heterodoxas desse período foi bastante ruim. E que significa heterodoxo e ortodoxo? Confere aí:

BLOG

Faça nosso teste e saiba como está sua saúde financeira!

QUERO FAZER O TESTE

Realização

Bei editora

Apoio

CP+B
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações clique aqui.