Por que o coronavírus pode afetar a economia permanentemente?

O coronavírus está afetando dramaticamente a organização da economia e da sociedade. A maioria dessas mudanças é temporária. Afinal, o choque é temporário. Assim que tivermos uma vacina ou tratamento eficaz, poderemos voltar com tranquilidade à vida normal. Mas a doença pode trazer algumas alterações permanentes.

Muita gente pode se acostumar a fazer suas compras online, por exemplo. Esses novos hábitos podem ganhar raiz, mudando para sempre a estrutura do comércio. Lojas físicas devem perder espaço – um processo que já estava acontecendo em muitos setores, e que deve se acelerar.

Empresas também estão realizando investimentos para que seus funcionários trabalhem de casa, na medida do possível. Trabalhadores também fazem ajustes em suas casas para permitir isso. Em alguma medida, as pessoas também se acostumam a esse esquema, que tem vantagens – como a menor necessidade de locomoção ou de morar em locais mais caros.

Esses investimentos e ajustes não vão desaparecer com o fim da pandemia. Assim, parte das mudanças pode se tornar permanente. E alguns exemplos importantes já estão aparecendo. Recentemente, o Facebook anunciou planos de permitir, ao longo dos próximos anos, que a maioria de seus funcionários trabalhem de casa. Outras empresas de tecnologia devem fazer algo nessa linha.

Veja mais nesta reportagem do New York Times


Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?clique aqui e assine a nossa Newsletter.



Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Curta as nossas fotos no Instagram!





BLOG

Faça nosso teste e saiba como está sua saúde financeira!

QUERO FAZER O TESTE
Insanidade Fiscal

Insanidade Fiscal

Realização

Bei editora

Apoio

CP+B
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações clique aqui.