Uma plataforma que vai te ajudar a entender um pouco mais de economia.

Matéria  do Globo comunica o interesse da Agência Nacional do Cinema (Ancine) e da Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel) em regular as atividades dos serviços de vídeo por demanda como Netflix e HBO Go.

Não é notícia completamente ruim. Por exemplo, a Ancine poderia estar fazendo coisas piores, como empurrar mães carregando bebês ou distribuir subsídios para a indústria de cinema brasileira.

Mas ainda é ruim para danar. Netflix ou qualquer outra empresa do ramo deve ser livre para oferecer o serviço que quiser ao preço que lhe der na veneta.

Infelizmente, no entanto, ainda não nos curamos do velho hábito mercantilista – a tenebrosa herança que recebemos depois de três séculos de dominação portuguesa. Na mente lagartiana do mercantilista luso-brasileiro, qualquer atividade fora da interferência governamental deve ser regulada. Em sua versão mais réptil, a regulação da Netflix é defendida para nivelar a concorrência com as TVs a cabo, que já seriam reguladas.

É como se João tivesse que correr a maratona calçando galochas porque o governo mandou o José usar galochas!

Vamos deixar João e José correrem de tênis?

netface

Por que regular a Netflix?

Matéria  do Globo comunica o interesse da Agência Nacional do Cinema (Ancine) e da Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel) em regular as atividades dos serviços de vídeo por demanda como Netflix e HBO Go. Não é notícia completamente ruim. Por exemplo, a Ancine poderia estar fazendo coisas piores, como empurrar mães carregando bebês ou distribuir subsídios para a indústria de cinema brasileira. Mas ainda é ruim para danar. Netflix ou qualquer outra empresa do ramo deve ser livre para oferecer o serviço que quiser ao preço que lhe der na veneta. Infelizmente, no entanto, ainda não nos curamos do velho hábito mercantilista – a tenebrosa herança que recebemos depois de três séculos de dominação portuguesa. Na mente lagartiana do mercantilista luso-brasileiro, qualquer atividade fora da interferência governamental deve ser regulada. Em sua versão mais réptil, a regulação da Netflix é defendida para nivelar a concorrência com as TVs a cabo, que já seriam reguladas. É como se João tivesse que correr a maratona calçando galochas porque o governo mandou o José usar galochas! Vamos deixar João e José correrem de tênis? netface
Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?clique aqui e assine a nossa Newsletter.

Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Curta as nossas fotos no Instagram!

O que você achou desse texto?

*Não é necessário cadastro.

Avaliação de quem leu:

Tags do post:

Papel do Estado
Avalie esse texto Não é necessário cadastro

A plataforma Por Quê?Economês em bom português nasceu em 2015, com o objetivo de explicar conceitos básicos de economia e tornar o noticiário econômico acessível ao público não especializado. Acreditamos que o raciocínio econômico é essencial para a compreensão da realidade que nos cerca.

Iniciativa

Bei editora
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações veja nossa Política de Privacidade.