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Publicamos texto explicando como o Uber, bem como outros avanços tecnológicos, pode trazer vantagens à sociedade. Porém, se pensarmos apenas no lado dos taxistas, identificamos algumas distorções – que, afinal, se não houvesse, não existiria tanta polêmica.

UBERTAXI

Em cidades como São Paulo, onde motoristas precisam ter um alvará para operar um serviço de táxi, esses obstáculos permitem que os motoristas legalizados tenham uma renda mais alta do que se o mercado fosse livre. Sem a necessidade de um alvará, um motorista de Uber pode cobrar menos, beneficiando, à primeira vista, o passageiro.

Entretanto o sistema de alvarás tem seu valor para a sociedade. Ser um motorista de táxi em São Paulo é um privilégio e quem utiliza o serviço em São Paulo pode prontamente reconhecer que ele é melhor do que em outras capitais brasileiras e até em outras grandes cidades do mundo – por exemplo, Washington.

Por quê?

Porque os motoristas de táxi paulistanos – privilegiados pelo alvará e submetidos à regulação municipal – mantém seus carros limpos e novos e em sua vasta maioria são cordiais e conhecem bem a cidade.

Então, devemos deixar o Uber puxar o preço das corridas para baixo e corroer a renda dos taxistas? Ou devemos regular o Uber para que sua entrada no mercado não cause uma queda dos padrões de serviço?

Devemos ter cuidado para evitar que os motoristas que trabalham com Uber não tenham alguma vantagem indevida sobre os taxistas, decorrente da falta de regulação do serviço.

Por que alguns passageiros são contra o Uber?

Publicamos texto explicando como o Uber, bem como outros avanços tecnológicos, pode trazer vantagens à sociedade. Porém, se pensarmos apenas no lado dos taxistas, identificamos algumas distorções – que, afinal, se não houvesse, não existiria tanta polêmica. UBERTAXI Em cidades como São Paulo, onde motoristas precisam ter um alvará para operar um serviço de táxi, esses obstáculos permitem que os motoristas legalizados tenham uma renda mais alta do que se o mercado fosse livre. Sem a necessidade de um alvará, um motorista de Uber pode cobrar menos, beneficiando, à primeira vista, o passageiro. Entretanto o sistema de alvarás tem seu valor para a sociedade. Ser um motorista de táxi em São Paulo é um privilégio e quem utiliza o serviço em São Paulo pode prontamente reconhecer que ele é melhor do que em outras capitais brasileiras e até em outras grandes cidades do mundo – por exemplo, Washington. Por quê? Porque os motoristas de táxi paulistanos – privilegiados pelo alvará e submetidos à regulação municipal – mantém seus carros limpos e novos e em sua vasta maioria são cordiais e conhecem bem a cidade. Então, devemos deixar o Uber puxar o preço das corridas para baixo e corroer a renda dos taxistas? Ou devemos regular o Uber para que sua entrada no mercado não cause uma queda dos padrões de serviço? Devemos ter cuidado para evitar que os motoristas que trabalham com Uber não tenham alguma vantagem indevida sobre os taxistas, decorrente da falta de regulação do serviço.
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