Sejam bem-vindos ao "Blog do PQ?" =)

A economia é um assunto árido. Por isso, muitos pulam essa parte da leitura de jornais ou revistas ou mudam de canal. Mas não há escapatória. A economia afeta de modo fundamental a vida de todos nós, sem exceção - leia mais em um de nossos Cartões PQ?.

Um exemplo é o aumento do preço dos combustíveis. Essa alta fará com que alguns deixem o carro em casa – o que pode ser bom para o meio ambiente. Por outro lado, transportar alimentos também ficará mais caro, o que resulta num custo de vida mais elevado para o consumidor – mesmo que ele tenha ignorado o noticiário econômico.

É esse tipo de cadeia de raciocínio que estamos interessados em despertar em nosso leitor.

Mas por que isso é importante?

Políticos e grupos de interesse utilizam justificativas superficiais para convencer a população a aprovar suas medidas. Quem treinou seu raciocínio econômico, no entanto, pode analisar as consequências das escolhas dos governantes, seus custos e benefícios, escapando assim de armadilhas eleitoreiras.

Digamos que um político proponha a construção de diversos parques numa cidade. As campanhas eleitorais, em geral, ressaltam os efeitos mais diretos,  enfatizam só um dos lados da questão – mostram só os benefícios da proposta, ignorando seu custo. É aí que entra a teoria econômica. Ela nos ajuda a identificar custos e eventuais benefícios. Parques, por exemplo, não caem do céu; o dinheiro para obras vem da arrecadação de impostos, ou melhor, de nossos bolsos.

Vale a pena investir neste parque?

Não seria melhor investir esses recursos em outras áreas?

Seria mais apropriado economizar esses recursos e pagarmos menos tributos?

Responder a perguntas desse tipo é crucial para entender se faz sentido apoiar determinada política pública. A teoria econômica é um eficiente instrumento para isso.

Importante: não temos a intenção de induzir você a aceitar um ou outro ponto de vista. Desejamos, sim, dar ferramentas para que você forme sua opinião.

Apesar de a economia ser uma disciplina à primeira vista impenetrável, ela pode ser bastante intuitiva e útil para entender o mundo. Nosso desafio é deixar de lado o que se costuma chamar de “economês” e abrir seus olhos para fenômenos sociais dos quais todos fazemos parte – embora, muitas vezes, não nos demos conta.

Vamos discutir as manchetes dos jornais, ou seja, a conjuntura macroeconômica. Flutuações do mercado, crescimento do PIB, inflação, políticas monetária e fiscal… Tudo isso estará presente. Da mesma forma, traremos pesquisas acadêmicas, com complexos cálculos e estatísticas. Mas a economia não se esgota aí. Falar sobre economia é tratar de nosso dia a dia, como você verá ao tratarmos da economia do cotidiano.

Enfim, escolhemos mostrar a vocês que a economia não é esse bicho-papão que muitos pensam.

Sejam bem-vindos! =)

BLOG

Faça nosso teste e saiba como está sua saúde financeira!

QUERO FAZER O TESTE

Realização

Bei editora

Apoio

CP+B
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações clique aqui.