A renda per capita varia muito entre países?

Diferenças de renda per capita entre países são imensas. Por exemplo, a renda per capita da Suécia é mais de 26 vezes maior do que a do Haiti. A maior parte da desigualdade de renda entre pessoas do mundo pode ser explicada por essas diferenças nas rendas médias entre países.

O gráfico abaixo (clique nele e veja ampliado) mostra a renda per capita de 169 países, para os quais se dispõe de dados de renda per capita (dados de 2014). Mostramos também a renda per capita mundial, calculada a partir dos PIBs e das populações desses 169 países. O gráfico ilustra a desigualdade de renda no mundo: a maioria dos países (103 de 169) está abaixo da média mundial de renda.

renda per capita do mundo

O Brasil está um pouco acima da média mundial (barra vermelha no gráfico), sendo considerado uma economia cuja renda média é alta na classificação do Banco Mundial.

Essa desigualdade fica ainda mais evidente quando levamos em conta a população de diferentes países, já que as economias abaixo da média mundial têm, em geral, mais habitantes (China e Índia, por exemplo, estão abaixo da média).

Os 103 países com renda per capita inferior à média mundial concentram cerca de 72% da população do globo.

E não há tendência de redução dessas diferenças ao longo do tempo. Sim, há casos de países que conseguiram crescer consideravelmente nas últimas décadas. Por exemplo, os Tigres Asiáticos (Coreia do Sul, Singapura, Hong Kong e Taiwan) saíram de níveis de renda muito baixos na década de 1950 e chegaram a patamares semelhantes ao de países europeus.

Mas são exceções. Sim, o mundo tem experimentado crescimento de renda per capita nas últimas décadas. Não há evidência, no entanto, de que os países pobres estão crescendo mais rapidamente que os ricos. Em português claro, as enormes diferenças de renda per capita entre países têm se mantido ao longo do tempo.

Realização

Bei editora

Apoio

CP+B
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações clique aqui.