Uma plataforma que vai te ajudar a entender um pouco mais de economia.

Renda per capita mede qualidade de vida?

Além das imperfeições associadas à mensuração do PIB, a renda per capita não necessariamente reflete a qualidade de vida média da população de um país. Uma renda per capita mais alta pode ser obtida com mais horas de trabalho e menos horas de descanso e lazer, por exemplo. Ou resultar em mais poluição e agressão ao meio ambiente.

A renda per capita nos indica a renda média entre os habitantes de um país, mas não nos diz sobre como ela está distribuída entre a população. A maioria das pessoas pode ganhar muito pouco, mas os rendimentos dos ricos, em minoria, são tão elevados que a renda per capita do país não fica tão mal na comparação internacional.

Ainda assim, a renda per capita tem importantes vantagens como medida de nível de desenvolvimento. Está disponível para a maioria dos países do mundo e para vários anos, principalmente a partir da década de 1970. Organismos internacionais têm empreendido esforços para garantir que as medidas de renda per capita sejam comparáveis entre países e no tempo.

E apesar de, em tese, não medir qualidade de vida, a renda per capita apresenta forte correlação com indicadores de saúde e longevidade, por exemplo.

O que você achou desse texto?

*Não é necessário cadastro.

Avaliação de quem leu:

A plataforma Por Quê?Economês em bom português nasceu em 2015, com o objetivo de explicar conceitos básicos de economia e tornar o noticiário econômico acessível ao público não especializado. Acreditamos que o raciocínio econômico é essencial para a compreensão da realidade que nos cerca.

Iniciativa

Bei editora
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações veja nossa Política de Privacidade.