Uma plataforma que vai te ajudar a entender um pouco mais de economia.

Desafios da política industrial

O principal desafio da política industrial é identificar quais setores têm potencial de gerarem retorno social elevado, o que poderia justificar a aplicação de medidas. Investir em setores sem esse perfil pode gerar efeito contrário ao desejado: custos maiores que benefícios e redução de eficiência da economia.

É muito difícil, de antemão, determinar quais os setores com essa característica. Por que faz mais sentido, por exemplo, subsidiar (com recursos públicos escassos) a produção de tablets e não de queijo, janelas, penteadeiras, telefones, esponjas de lavar louça ou chapas de alumínio?

Os próprios setores podem influenciar a distribuição de benefícios da política industrial, por exemplo, por meio de lobby. Basicamente, todos os setores gostariam de ser agraciados com a ajuda do governo. Isso aumenta sua lucratividade. Todos esses, sendo assim, estarão dispostos a gastar recursos para convencer políticos e gestores a lhes conceder esses benefícios.

Provavelmente, serão alvo da política industrial aqueles setores com melhores conexões políticas, não necessariamente os setores com elevado retorno social. Nesse ambiente, os empresários terão mais incentivo a investir em estabelecer ligações com políticos, em vez de investir em inovação e adotarem técnicas mais modernas, que levariam a ganhos de eficiência. Tudo isso também contribui para reduzir a eficiência.

O que você achou desse texto?

*Não é necessário cadastro.

Avaliação de quem leu:

A plataforma Por Quê?Economês em bom português nasceu em 2015, com o objetivo de explicar conceitos básicos de economia e tornar o noticiário econômico acessível ao público não especializado. Acreditamos que o raciocínio econômico é essencial para a compreensão da realidade que nos cerca.

Iniciativa

Bei editora
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações veja nossa Política de Privacidade.