O que é política industrial?

A política industrial compreende um conjunto de instrumentos usados por governos para incentivar setores específicos da economia, geralmente ligados à indústria de transformação. Em geral, julga-se que esses setores são estratégicos e, portanto, importantes para o desenvolvimento do país em questão.

Há várias formas de aplicar a política industrial. Dentre os principais instrumentos, podemos citar a concessão de subsídios a determinados setores, o que eleva a rentabilidade de suas empresas e incentiva a produção. Por exemplo, o governo dá uma quantia a mais para as empresas do setor alvo da política toda vez que elas vendem uma unidade de seu produto. Se o preço do produto é 10 reais, e o subsídio é 1 real, quer dizer que as empresas do setor recebem 11 reais por cada unidade. E assim por diante, com outros valores, adequados, na visão governo, para cada setor agraciado.

Em diversos países os subsídios são praticados na forma de crédito a taxas mais baixas que a do mercado, encontradas pela grande maioria dos cidadãos e firmas quando visitam seus bancos em busca de empréstimos ou financiamentos. No Brasil, esse papel é desempenhado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). As taxas de juros subsidiadas podem ser obtidas por meio de recursos governamentais ou via direcionamento de crédito (o governo impõe que parte do crédito disponível no mercado seja alocado estritamente a determinadas atividades, a taxas mais baixas).

Outra forma comum de política industrial: proteção alfandegária a determinados setores. Essa proteção envolve tanto barreiras tarifárias (impostos sobre a importação), como barreiras não tarifárias (por exemplo, pesada burocracia para realizar importação). Isso dificulta e encarece a entrada de produtos importados no país, beneficiando a indústria local.

O Estado pode ainda realizar política industrial direcionando as compras públicas para os produtos de determinado setor produzidos no país. Ou atuar diretamente em algumas atividades econômicas por meio de empresas estatais.

Realização

Bei editora

Apoio

CP+B
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações clique aqui.