O que é renda per capita?

A renda per capita é a renda (valor equivalente ao do PIB) do país dividida por sua população (número de habitantes). É espécie de termômetro do nível de desenvolvimento do país em questão. Mas trata-se de medição imperfeita.

Em particular, diversos bens e serviços são mensurados com imprecisão no cálculo do PIB (e, portanto, da renda de uma economia). Esse é o caso de itens que são produzidos, mas que não possuem transação de compra e venda como contrapartida. Por exemplo, se você almoça num restaurante, um serviço é gerado (e faz parte do PIB) e há uma transação quando você paga ao dono do estabelecimento. Mas se você faz comida em casa há um serviço, embora não haja transação – ficando, assim, de fora do cálculo do PIB.

Atividades de difícil mensuração também não contam. Por exemplo, bens e serviços gerados no setor informal não têm registro oficial de transações de compra e venda. Isso é problemático sobretudo nos países em desenvolvimento, onde os setores informais são bem grandes. E, é claro, atividades ilegais estão associadas à produção de bens e serviços que também não integram a conta do PIB e, consequentemente, da renda.

Realização

Bei editora

Apoio

CP+B
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações clique aqui.