Uma plataforma que vai te ajudar a entender um pouco mais de economia.

Acordo de Paris

O Acordo de Paris estabelece a governança do atual mecanismo de cooperação climática entre os países. O acordo começou a vigorar em novembro de 2016 e tem como meta limitar o aumento médio da temperatura global a 2°C acima de níveis pré-industriais, com esforços para que esse número não ultrapasse 1,5°C.


Um dos principais pontos do Acordo de Paris são as metas climáticas, chamadas pelo acordo de Contribuições Nacionais Determinadas ou NDCs, na sigla em inglês. Cada país é responsável por determinar as suas próprias metas climáticas e suas contribuições para combater as mudanças climáticas.

O Acordo de Paris funciona em ciclos de cinco anos e, a cada ciclo, os países precisam apresentar NDCs que sejam mais ambiciosas do que as apresentadas no ciclo anterior.

O Acordo de Paris é um marco no processo multilateral de mudança climática porque, pela primeira vez, um acordo formal reúne todas as nações ao redor de uma causa comum para empreender esforços ambiciosos no combate às mudanças climáticas e na busca pela adaptação aos seus efeitos.

Na esteira do Acordo de Paris, a mobilização popular pelo esforço climático tem se expandido e as novas gerações parecem estar cada vez mais atentas para a urgência de adequar o desenvolvimento econômico e produtivo às exigências do meio ambiente. As pressões da sociedade civil, a percepção da magnitude da emergência climática, e a compreensão de que as preferências da população estão se alterando têm levado empresas e governos a se adaptarem à nova realidade.

A plataforma Por Quê?Economês em bom português nasceu em 2015, com o objetivo de explicar conceitos básicos de economia e tornar o noticiário econômico acessível ao público não especializado. Acreditamos que o raciocínio econômico é essencial para a compreensão da realidade que nos cerca.

Iniciativa

Bei editora
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações veja nossa Política de Privacidade.