Uma plataforma que vai te ajudar a entender um pouco mais de economia.

Agricultura de baixo carbono

Agricultura de baixo carbono é aquela que, por meio da gestão sustentável da terra, visa manter o carbono no solo, junto com outros nutrientes, em vez de lançá-lo na atmosfera. Assim, a agricultura de baixo carbono pode ser considerada menos nociva para o meio ambiente do que a agricultura tradicional.


Um dos sistemas propostos pela agricultura de baixo carbono é o Sistema de Plantio Direto, que consiste em processos como:
- a menor mobilização da terra e a manutenção permanente da superfície do solo para evitar uma parte de sua erosão
- a diversificação de espécies cultivadas, que diminui a pobreza do solo e
- a diminuição do tempo entre colheita e semeadura, com o intuito de garantir a conservação da água e do solo.

Outro sistema dentro do leque da agricultura de baixo carbono é a integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF), que é justamente a mistura das plantações, da criação de animais e das coberturas florestais em um mesmo espaço.

A iLPF promove a recuperação de áreas de pastagens degradadas agregando, na mesma propriedade, diferentes sistemas produtivos, como os de grãos, fibras, carne, leite e agroenergia.

A integração também reduz o uso de agroquímicos, a abertura de novas áreas para fins agropecuários e o passivo ambiental. Possibilita, ao mesmo tempo, o aumento da biodiversidade e do controle dos processos erosivos com a manutenção da cobertura do solo e, aliada a práticas conservacionistas, como o sistema plantio direto, constitui uma alternativa econômica e sustentável para elevar a produtividade de áreas degradadas.

A agricultura é uma das principais fontes de renda do Brasil, considerado uma das referências mundiais no setor.

Entretanto, é preciso saber manejar corretamente as lavouras e o solo, para que a prática se torne sustentável.

A produção agropecuária é uma das principais fontes de emissão de gases do efeito estufa.  Por isso a adoção de práticas voltadas à agricultura de baixo carbono é fundamental.

A plataforma Por Quê?Economês em bom português nasceu em 2015, com o objetivo de explicar conceitos básicos de economia e tornar o noticiário econômico acessível ao público não especializado. Acreditamos que o raciocínio econômico é essencial para a compreensão da realidade que nos cerca.

Iniciativa

Bei editora
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações veja nossa Política de Privacidade.