Uma plataforma que vai te ajudar a entender um pouco mais de economia.

Bioprodutos

Bioprodutos são produtos cuja matéria prima é a biomassa que, por sua vez, é qualquer material orgânico ou biológico, incluindo plantas, animais, microorganismos e produtos de seus metabolismos.


Além de ser produzido a partir da biomassa, os bioprodutos são processados por via biológica, ou, em outras palavras, são processos realizados biologicamente – por plantas, animais, microrganismos e seus metabolismos ou apenas utilizando enzimas em condições que reproduzem aquelas encontradas nos sistemas biológicos.

Os bioprodutos podem ser aplicados em diferentes campos, tais como: biocombustíveis, alimentos, bebidas, eletrônicos, produtos farmacêuticos, produtos médicos e de higiene, embalagens avançadas e químicos sustentáveis. De forma geral, podemos citar três grandes áreas de aplicação dos bioprodutos:

1. Bioenergia
Como, por exemplo o etanol produzido a partir de cana-de-açúcar, o biodiesel ou a biomassa sólida utilizada na combustão para gerar calor e energia.

2. Biomateriais
Aqui, podemos citar os bioplásticos produzidos a partir de óleos vegetais e açúcares; as bioespumas e bioborrachas, feitos de óleos vegetais e látex; os biocompósitos fabricados a partir de biofibras agrícolas (como o cânhamo e o linho) e florestais que são utilizados, por exemplo, na produção de painéis e peças de portas de automóveis.

3. Bioquímicos
Como exemplo de bioquímico utilizados na indústria temos os produtos químicos básicos e resinas, incluindo tintas, lubrificantes e solventes. Além disso, também é comum a utilização de bioquímicos na área farmacêutica, como os anticorpos e vacinas produzidos a partir de organismos geneticamente modificadas, os compostos medicinais de origem natural e os biocosméticos, como sabonetes, cremes e loções corporais.

Os bioprodutos não são todos iguais e fazem parte de uma ampla gama de produtos industriais e comerciais caracterizados por uma variedade de propriedades, composições e processos, além de diferentes benefícios e riscos.

A plataforma Por Quê?Economês em bom português nasceu em 2015, com o objetivo de explicar conceitos básicos de economia e tornar o noticiário econômico acessível ao público não especializado. Acreditamos que o raciocínio econômico é essencial para a compreensão da realidade que nos cerca.

Iniciativa

Bei editora
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações veja nossa Política de Privacidade.