BDRs, ETFs… E que venham mais letrinhas!

Os BDRs (Brazilian Depositary Receipts, falamos sobre eles aqui, já são uma realidade para o investidor de varejo. Em setembro deste ano, eles foram liberados para todos os investidores (antes podiam ser negociados apenas por investidores qualificados) e nesta semana o lote de negociação foi reduzido pela B3. Assim, com menos de 100 reais, já é possível comprar um BDR de uma empresa internacional.

O investidor de varejo é beneficiado com essa mudança. Os BDRs são importantes pois permitem uma maior diversificação da carteira, reduzindo seu risco (isso acontece pois com mais ativos diferentes na carteira, aumenta a chance dos riscos individuais se anularem).

Além disso, como os BDRs são de empresas que tem seus negócios em dólares, eles podem fornecer uma proteção interessante para o investidor local que recebe em reais. Quando as coisas vão mal por aqui, a primeira coisa que fica mais cara é o dólar.
Caso o investidor tenha BDRs em sua carteira, é provável que a cotação deles também acompanhe a valorização do dólar, dando algum alívio para o investidor.

A pergunta então é: qual dos mais de quinhentos BDRs o investidor deve comprar? O ideal seria comprar todos. Afinal, a regra da diversificação também vale para os BDRs. Felizmente, essa tarefa pode ser facilmente executada por meio dos chamados ETFs (Exchange Traded Funds, falamos sobre eles aqui, e aqui. Por exemplo, há um ETF que acompanha o índice SP500, das quinhentas maiores empresas negociadas nos Estados Unidos. Além desse ETF, ao que tudo indica, novos ETFs chegarão ao mercado brasileiro. Segundo matéria do Financial Times desta semana, a gigante BlackRock planeja listar mais de cem ETFs na Bolsa brasileira a partir do ano que vem. Quem venham mais letrinhas! O investidor agradece.


Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?clique aqui e assine a nossa Newsletter.



Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Curta as nossas fotos no Instagram!





Tags do post:

BDR B3 investimento

BLOG

Faça nosso teste e saiba como está sua saúde financeira!

QUERO FAZER O TESTE

Realização

Bei editora

Apoio

CP+B
Usamos cookies por vários motivos, como manter o site do PQ? confiável ​​e seguro, personalizar conteúdo e anúncios,
fornecer recursos de mídia social e analisar como o site é usado. Para maiores informações clique aqui.